Multiplicação rápida de mandioca - Dia de Campo

Dia de Campo na TV mostra técnica de multiplicação rápida de mandioca



O tema desta semana no Dia de Campo na TV é Multiplicação rápida de mandioca. O programa será exibido sexta-feira, 7 de novembro, pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h, com reapresentação no domingo (9) às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A técnica da multiplicação rápida da mandioca tem como objetivo ofertar em curto tempo uma maior quantidade de mudas de mandioca vigorosas e sadias. “Além de produzir mudas mais rapidamente, essa técnica limpa pelo menos 80% de bactérias, fungos, pragas e doenças que são acumuladas durante os plantios sucessivos da mesma maniva”, explica Wania Fukuda, pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.

A forma tradicional e mais conhecida pelo agricultor é a propagação por meio de pedaços do caule, chamados de manivas-sementes, que tem algumas desvantagens, como a disseminação de pragas e doenças para as áreas do novo plantio. Outro problema é o pequeno número de manivas-sementes que se consegue tirar de cada planta.

O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

O público pode participar de forma interativa. As dúvidas sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de qualquer telefone) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

A matéria principal do programa pode ser assistida também pelo site (www.sct.embrapa.br/diacampo). Na página está disponível a grade completa com a programação já exibida em 2006, 2007 e 2008, além de alguns programas dos anos anteriores, histórico, galeria de fotos e notícias.

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

www.cnpmf.embrapa.br

Jornalista: Léa Cunha (DRT-BA 1633)

Telefone: (75) 3312-8076

E-mail:leacunha@cnpmf.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica

www.sct.embrapa.br

Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)

Telefone: (61) 3448-4590

E-mail: macau@sct.embrapa.br

Informações Gerais

  • 07/11/2008 à 07/11/2008
  • DF - Brasília
    Canal Rural (NET/SKY)
  • Gratuíto

Localização do Evento