CI

Agrishow destacou lançamentos de tecnologia para aumento da produtividade

Balanço 2015


Uma das três maiores feiras de agronegócio do mundo tem contribuído a mais de 20 anos para o aprimoramento de técnicas de manejo no campo, para adoção de novas tecnologias e, consequentemente, para a evolução do setor
 
De 27 de abril a 1º de maio, a Agrishow 2015 – 22ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação foi palco central do agronegócio brasileiro. A feira se posicionou, mais uma vez, como referência do segmento e como o principal termômetro do comportamento do mercado. As mais importantes lideranças empresariais e setoriais bem como os fabricantes e empresas e toda a cadeia produtiva estiveram presentes. No total, passaram pela área de 440 mil m², cerca de 160 mil visitantes, um público altamente qualificado, formado, em sua maioria, por produtores rurais de todo o território nacional e do exterior.

Entre as autoridades que marcaram presença no evento, estiveram: o vice-presidente Michel Temer, o governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, os ministros Katia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Edinho Araújo (Portos), Gilberto Kassab (Cidades), o secretário da Agricultura do Estado de São Paulo Arnaldo Jardim, o secretário de Logística e Transporte Duarte Nogueira, além de deputados e senadores. Também foram recebidos milhares de visitantes especialmente convidados para a tradicional caravana de produtores rurais promovidas por importantes entidades do segmento, como a FAESP – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo, que este ano envolveu um grupo de mais de 15.000 agricultores.
 
Considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, a Agrishow 2015 foi vitrine das mais avançadas tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio, com a participação de 800 marcas, que levaram inúmeras novidades em termos de máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação, acessórios, peças, entre outros produtos necessários ao aumento da produtividade do cultivo dos produtores rurais, necessário à redução dos custos e aumento da rentabilidade do agronegócio brasileiro.
 
Além da contribuição para adoção de inovações e novas tecnologias e para o aprimoramento de técnicas de manejo do campo, a Agrishow também tem desempenhado uma função importante para o desenvolvimento do setor, ao propiciar um ambiente favorável para negócios e, principalmente, ao estimular a divulgação de ações e reinvindicações que impulsionem a evolução do agronegócio no país. O segmento é, hoje, um dos mais importantes na composição do PIB brasileiro, respondendo por 22,8%, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
 
Nesta edição, apesar dos inúmeros desafios pelos quais vem passando a economia nacional, a Agrishow 2015 obteve um volume de negócios expressivos, na ordem de R$ 1,9 bilhão. As entidades realizadoras da Agrishow, Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira, reafirmaram a importância do agronegócio para o país e que uma das esperanças para o reequilibro da situação do agronegócio poderá vir a ser o próximo Plano Safra.
 
Esse posicionamento mostra que a Agrishow está sempre ao lado do produtor rural, trabalhando de maneira constante para que a agricultura e a pecuária possam evoluir incessantemente. Em seus mais de 20 anos de realização, a feira acompanhou os produtores nos momentos de crescimento da economia brasileira bem como nas situações mais desafiadoras, como nesta edição. Mas, por sua importância, ela sempre propiciou um ambiente favorável para demonstrar a pujança do setor.
 
Eventos paralelos
 
Organizada pela BTS Informa, a Agrishow 2015 foi um show de tecnologia. O Núcleo de Tecnologia e Demonstração de Campo deram ao visitante uma oportunidade de conhecer, na prática, as mais inovadoras experiências tecnológicas direcionadas à Agricultura de Precisão, que têm como principal objetivo a utilização correta e adequada dos recursos e trazem uma série de benefícios como produtividade, economia de recursos, entre outros. As demonstrações, organizadas pela Coopercitrus, exibiram novidades como um sistema de precisão voltado ao plantio de sementes que, utilizando as coordenadas programadas previamente, impede a sobreposição de sementes. Outra tecnologia que chamou a atenção é um sistema de monitoramento de solo com GPS, que possibilita uma análise completa de todas as necessidades do solo, indicando os pontos nas lavouras que estão deficientes em determinados nutrientes.
 
Durante a solenidade de abertura, foi entregue o Prêmio Brasil Agrociência, criado para estimular a pesquisa em diversas áreas do agronegócio. O homenageado foi Alfredo Scheid Lopes, professor emérito da Universidade Federal de Lavras, por sua contribuição para a construção e o desenvolvimento do agronegócio. O prêmio foi entregue pelo vice-presidente Michel Temer e pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A premiação visa incentivar cientistas e pesquisadores, profissionais que já demonstraram competência para a construção de uma inovadora base científica e tecnológica de produção agropecuária no mundo tropical e subtropical.
 
O Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), promoveu a 16ª Rodada Internacional de Negócios, cujos resultados confirmaram a vocação exportadora dos fabricantes brasileiros de máquinas, implementos agrícolas e equipamentos de irrigação. Foram US$ 17,2 milhões entre negócios fechados e futuros, o que representa 43% a mais do que na edição passada do evento. No total, foram realizadas cerca de 300 reuniões entre empresários brasileiros e estrangeiros, vindos da Argélia, Bélgica, Canadá, Egito, EUA, Filipinas e Tailândia.
 
Outra atração que chamou bastante a atenção de quem foi à Agrishow 2015 foi o Caminho do Boi, iniciativa presente pela primeira vez na feira que convidou o público a se colocar no lugar no animal e percorrer as diversas etapas da fazenda até o frigorífico para produzir uma carne de qualidade. O projeto mostrou a importância da integração da cadeia produtiva da carne, levando em conta o respeito ao bem-estar animal e a aplicação de tecnologia para fortalecer ainda mais a posição do Brasil de líder na produção de carne bovina.
 
A Agrishow 2015 também foi palco da solenidade de entrega do Prêmio Trator do Ano, cujo vencedor foi o Massey Ferguson 6711R Dyna-4. Na Categoria Tratores Especiais, o prêmio ficou com o trator R60 da LS Tractor. O Design do Ano foi para a Valtra com o Challenger MT775E e a Marca Mais Votada pelos agricultores do Brasil foi para a New Holland. O prêmio contou com 10 empresas participantes, somando 31 modelos de tratores inscritos, que foram avaliados por seis professores da área de mecanização agrícola, que percorreram mais de 24 mil Km pelo Brasil de norte a sul, leste a oeste.
 
Sustentabilidade e Infraestrutura
 
Atenta às questões de sustentabilidade, a Agrishow 2015 foi marcada pela classificação do site oficial da feira, http://www.agrishow.com.br/, com o selo de Site Sustentável, organização pioneira na neutralização do CO2 emitido por websites, que tem o objetivo de levar a sustentabilidade para todos os portais e consumidores brasileiros. A página foi neutralizada, ao compensar a emissão de aproximadamente 50kg de CO2, por meio da plantação de árvores nativas da Mata Atlântica.
 
Uma novidade que fez sucesso foi o APP para dispositivos móveis com sistema Android e iOS nas lojas Apple Store e Google Play, que tinha uma série de funcionalidades para facilitar e otimizar a visitação, incluindo a seleção dos estandes, traçando rotas, a visualização dos expositores em destaque, a marcação dos expositores como favoritos e/ou visitados, a navegação na relação completa de empresas participantes e a busca por expositor via categoria de produtos, e a marcação de sua vaga no estacionamento, tirando uma foto da localização exata, facilitando sua entrada e sua saída da feira.
 
Para atender ao elevado número de visitantes, a Agrishow 2015 investe constantemente em melhorias em sua infraestrutura, a fim de levar mais conforto para o produtor rural. Nesta edição, foram intensificadas as melhorias de infraestrutura iniciadas na edição de 2014, ampliação e mudança do layout do estacionamento, bem como calçamento, colocação de bancos e ampliação das áreas de descanso na feira. Também, foram implantadas praças de alimentação mais modernas. Para a próxima edição, novas melhorias serão implantadas.
 
A Agrishow 2016 será promovida em Ribeirão Preto, de 25 a 29 de abril de 2016.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.