CI

AgroBrasília 2018 tem como tema o uso tecnologia digital em favor do campo

Evento se caracteriza como vitrine tecnológica que reúne as principais novidades e inovações do setor agropecuário brasileiro


Entre os dias 15 e 19 de maio, o Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, Distrito Federal, receberá a 11ª edição da AgroBrasília. O evento, realizado pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), se caracteriza como vitrine tecnológica que reúne as principais novidades e inovações do setor agropecuário brasileiro.

A Feira proporciona, em seus cinco dias de duração, uma oportunidade de realização de negócios e parcerias para produtores rurais de todos os portes: seja o grande, médio, pequeno, além da agricultura familiar.

Dada sua importância para a região do Planalto Central, tradicionalmente, conta com programação técnica que aborda questões de relevância do setor. Nesta edição, atenta às demandas do setor, terá como tema: ‘A tecnologia digital em favor do campo’ e apresentará como as inovações tem impactado a vida do produtor rural.

Grandes eventos estarão em pauta neste ano, é o caso do 1º Fórum de Mulheres do Agronegócio e Cooperativismo, o 5º Seminário de Economia Agrícola e o II Fórum das Águas do Cerrado.

Cerca de 100 mil pessoas deverão participar das atividades durante os cinco dias de evento. Na área de exposição, mais de 440 empresas apresentarão produtos e serviços inovadores e oferecerão condições exclusivas de negociação ao longo da Feira. Ao todo, estima-se a movimentação de R$ 850 milhões em vendas e contratos - imediatos ou futuros.

Guinados por uma melhora no cenário econômico nacional e alavancados pelo crescimento do agronegócio, a expectativa é de que os números de 2018 superem a edição passada. Em maio de 2017, cerca de 99 mil pessoas passaram pelo Parque Tecnológico Ivaldo Cenci. O volume de negócios chegou a R$ 710 milhões, com um total de 430 expositores. 

Em 2018, a AgroBrasília reunirá importantes empresas do ramo, em um campo demonstrativo com máquinas, insumos, além de implementos para o campo, soluções para agricultura familiar, pecuária, pesquisas em genética animal e vegetal, campo demonstrativo de ILPF, instituições financeiras e muito mais.

Confira, abaixo, os destaques da 11ª edição:

Agricultura Familiar

Estruturado em uma área de 50 mil m², o Espaço da Agricultura Familiar é destinado à exposição de tecnologias adaptadas ao agricultor familiar. Neste ano, as empresas irão adotar, também neste espaço, o tema de inovações tecnológicas, além disso, 2018 contará com uma unidade de vendas de flores ornamentais diversas.

Neste sentido, 13 circuitos temáticos possibilitarão a completa interação dos expositores com o público final. Para serem posicionados na área, toda a produção deverá estar inserida no contexto de: Agroecologia; Apicultura, Avicultura, Bovinocultura, Inovações Tecnológicas, Floricultura, Fruticultura, Legislação Ambiental, Horticultura, Organizações sociais, Crédito Rural, Piscicultura ou Saneamento Ambiental.

O Espaço é mantido pelo Sistema de Agricultura do DF, por meio da Emater, Seagri e Ceasa, com o apoio do Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF).

ILPF

O Espaço Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) apresenta um sistema de produção que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, buscando efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema.

O ILPF da Feira é a maior área demonstrativa do ramo dentro de um parque tecnológico no Brasil. O Espaço é destaque na Feira, com o plantio de várias espécies para reflorestamento e agrega mais 10 mil m² de integração Lavoura-Pecuária, além de lavouras com plantio direto.

O ILPF conta com parceria entre a Embrapa, ministério da Agricultura e Coopa-DF.

Pesquisa

No campo da pesquisa, centros de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) demonstram modelos de agricultura e pecuária, genuinamente brasileiros, que buscam incrementar a produção de alimentos, fibras e energia.

Máquinas

Apresentando grandes inovações e tecnologias do setor, a AgroBrasília apresenta tudo o que há de melhor e mais novo do setor de máquinas, atendendo a diversos gostos e segmentos do agronegócio.

A exposição de máquinas é um dos carros-chefes da Feira, tendo mais de 50% do espaço destinado a este propósito. É a partir do conhecimento das novas tecnologias que os produtores de todo porte têm acesso a soluções práticas e capazes de promover transformações no setor, gerando melhoria nos serviços prestados.

Insumos

Na parte de insumos, diversas empresas do ramo apresentam os mais novos e eficazes produtos para o cultivo de alimentos, como sementes, fertilizantes e herbicidas.

Além da exposição, cultivares do PAD-DF e regiões próximas participaram do Dia de Campo da Competição de Cultivares previamente. Dezoito empresas foram desafiadas ao plantio de cultivares, com os mesmos cuidados em relação à adubação e à aplicação de herbicidas, garantindo condições isonômicas ao seu desenvolvimento. Os resultados finais serão divulgados durante o evento.

Pecuária

Na área da pecuária, haverá exposição, compra e venda de animais. Diversas empresas marcarão presença na Feira e irão apresentar novidades. Os animais expostos neste ano se caracterizam por possuir alto valor genético. Além disso, a Feira conta com leilões.

Pavilhão de negócios

Um espaço que proporciona aos visitantes e expositores a oportunidade de realizar intercâmbio e trocar informações sobre as principais tecnologias e negócios agropecuários.

Internacional

Além dos produtores e investidores nacionais, a Feira Internacional dos Cerrados tem presença confirmada de representantes de diversos países.

Diversidade de culturas

Na região onde a AgroBrasília está situada, são cultivados mais de um milhão de hectares, sendo que, destes, mais de 200 mil são irrigados, abrangendo o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. A diversidade de culturas é um diferencial da região, com áreas cultivadas de soja, milho, feijão, sorgo, café, algodão, batata, cebola, alho, tomate, entre outras hortaliças, frutas e flores.

Eventos

II Fórum Águas do Cerrado: Fruticultura irrigada no Planalto Central

O evento tem como objetivo discutir a fruticultura irrigada no Planalto Central, bem como seus desafios e o cenário atual. O seminário irá debater o potencial da fruticultura irrigada no Planalto Central, a mecanização na fruticultura, as tecnologias para produção de vinhos na região e a experiência da fruticultura em pequenas e médias propriedades.

I Fórum das Mulheres do Agronegócio e do Cooperativismo

Novidade na AgroBrasília, 2018 contará com um evento especial voltado à mulheres que atuam no agronegócio e no cooperativismo. Reunirá nomes do setor para debater os desafios, oportunidades e cenário da participação da mulher no campo e no cooperativismo brasileiro.

V Seminário de Economia Agrícola da AgroBrasília: modernização da Agropecuária: tendências, desafios e oportunidades

A modernização da agropecuária, suas tendências, desafios e oportunidades estarão em pauta durante a AgroBrasília. Serão palestras voltadas à agricultura digital e experiências de sucesso da agricultura aliada a tecnologia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.