CI

Ascribu recebe inscrições para participação dos búfalos na Expointer

Criadores devem estar atentos às exigências sanitárias para garantir participação na feira


A Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) informa aos criadores interessados em participar da Expointer 2019 que as inscrições para o evento podem ser realizadas até o dia 20 de julho. A feira ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). 

Os animais com mais de 24 meses devem ter o registro definitivo, enquanto os mais jovens podem apresentar o registro de nascimento ou provisório. Já os expositores estrangeiros de animais precisam obedecer às normas de importação do Departamento de Comércio Exterior, da Secretaria da Receita Federal, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Quanto às exigências sanitárias, todos os exemplares devem estar acompanhados da Guia de Trânsito Animal (GTA). Os animais com destino ao evento terão de ser inspecionados previamente por médico veterinário particular. Não havendo sintomatologia compatível com doença infectocontagiosa, parasitária ou presença de ectoparasitas, deverá ser emitido um atestado sanitário pelo profissional, comprovando esta condição. 

A Ascribu lembra também que na GTA precisa constar as datas das últimas duas vacinações contra a febre aftosa, da propriedade de origem dos animais. Além disso, é necessária a comprovação de vacinação contra brucelose do estabelecimento de criação de origem dos animais e atestado com resultado negativo de teste diagnóstico para tuberculose, para animais de idade igual ou superior a seis semanas, emitido por médico veterinário habilitado, efetuado até 60 dias antes do início da exposição. 

Também será necessário atestado com resultado negativo de teste diagnóstico para brucelose emitido por médico veterinário efetuado até 60 dias antes do início da exposição. Todos os animais devem estar acompanhados de cópia do Certificado de Registro Genealógico e as fêmeas com mais de 24 meses com atestado de prenhez. Já os machos com idade superior a 18 meses devem apresentar exame andrológico positivo realizado com o máximo dois meses de antecedência.

As inscrições serão aceitas perante a apresentação do documento genealógico original ou cópia completa, não havendo taxa de inscrição. Estes documentos podem ser enviados por e-mail para [email protected] aos cuidados de Maria do Horto, telefone (51) 3221.6460.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.