CI

Clima: como monitoramento pode ajudar no campo

Estações meteorológicas podem ser aliadas no combate a pragas e fazer previsões precisas


Tecnologia de aplicação, produtos biológicos, fertilizantes, insumos, aplicativos e todo o suporte para o agronegócio estão presentes na Bahia Farm Show 2019, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Um novo pavilhão coberto, construído especialmente para a feira, com 1.500 m² de área coberta e climatizada, abrigou 62 expositores.

Entre as soluções apresentadas uma estação meteorológica que pode ser menor, com menos funções como velocidade e direção do vento e pluviômetro. Ou maior com a possibilidade de agregar quantos sensores forem necessários para as necessidades da propriedade. A instalação é feita em campo aberto onde não existam barreiras que prejudiquem o sinal. O painel vem com aplicativo para compilar os dados e fazer previsões mais precisas,

O mercado do agronegócio vem buscando este tipo de tecnologia porque um clima é um desafio para os produtores, uma vez que ele atinge diretamente a sua produção. Chuvas, veranicos, falta de luminosidade, vento e temperatura podem ser fundamentais nesse contexto.

Toda cultura precisa de boas condições para ter bomdesenvolvimento. As mudanças de temperatura relacionadas à umidade podem, por exemplo, contribuir para a proliferação de insetos, doenças e plantas daninhas. Com o monitoramento climático é possível ter acesso a dados e informações climáticas para que o produtor planeje a produção, além de auxiliá-lo para uma melhor tomada de decisão.

Esta é outra tecnologia para adubação e plantio trazida por uma empresa de Passo Fundo (RS). É um motor elétrico que vai instalado na plantadeira ou adubadeira, ligado diretamente ao eixo e acionado pela bateria do trator. O sensor controla linha a linha o que cai de semente ou fertilizante, exigindo apenas uma calibração inicial do sensor.

Veja na reportagem como funciona essa tecnologia e como pode facilitar a gestão no campo. O conteúdo também apresenta outra tecnologia que agiliza o plantio e adubação.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.