CI

Epagri promove mais 60 eventos e cursos em março

Os temas abrangem diferentes cadeias do agronegócio de Santa Catarina


Foto: Marcel Oliveira

Para levar conhecimento às famílias rurais e pesqueiras e também aos técnicos, a Epagri promove dias de campo, oficinas, cursos, seminários, palestras, reuniões, encontros e até organiza excursões. No mês de março a Empresa tem 66 eventos programados em todas as regiões do Estado em diferentes cadeias produtivas. Confira aqui a lista completa.

Bovinocultura

Nos dias 2, 3 e 5 de março, agricultores e técnicos de Braço do Norte se reúnem em diferentes propriedades rurais do município para aprender a manejar a mastite clínica com antibiograma.

No dia 3 será a vez dos criadores de gado de Bocaina dos Sul se reunirem na Casa do Turista para fazer o levantamento dos animais para a feira do terneiro e da terneira.

No dia 12, também em Bocaina do Sul, produtores recebem capacitação sobre pastagens de inverno. Nesse mesmo dia, jovens rurais de Vitor Meireles fazem curso sobre o sistema de pecuária leiteira à base de pastagem perene de verão.

Dia 18, em Bocaina do Sul, criadores de gado participam dia de campo sobre manejo de pastagens de clima temperado.

Dia 26 será a vez dos agricultores Palma Sola conhecerem a proposta da Epagri para produção de leite à base de pastagem perene em um curso e em uma excursão ao município de Princesa.

Dia 26 agricultores e técnicos de Belmonte participam de reunião técnica com demonstração de método sobre manejo animal.

Produtores de leite de Içara participam, dia 31 de março, de palestra sobre manejo de ordenha.

Dia 31 produtores de leite de Forquilhinha participam de reunião com demonstração de método sobre manejo de pastagens.

Plantas bioativas e Panc

Famílias rurais de São José do Cedro serão capacitadas para identificar e processar  plantas bioativas e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) no dia 2 e no dia 26 de março. No dia 12 evento similar ocorre em Guarujá do Sul, reunindo agricultoras e integrantes do programa farmácia viva.

No dia 11 os agricultores de Palma Sola se reúnem na Linha Sagrada Família para aprender sobre práticas adequadas no uso e cultivo de plantas bioativas.

Turismo Rural

No dia 3 de março a equipe de São José do Cedro se reúne com famílias que possuem empreendimentos rurais para assessorar o grupo na organização e divulgação das Rotas Turísticas para o ano de 2020.

No dia 17, famílias rurais de Pedras Grandes fazem oficina de criação da rota turística municipal.

Alimentação

A Epagri se preocupa com a produção de alimentos seguros. Foto de Nilson Teixeira.
Dia 4 de março os agricultores integrantes das oficinas do CRAS de Guarujá do Sul fazem curso de culinária para aproveitamento de ingredientes disponíveis na propriedade.

Dias 10 e 11 de março produtores rurais da região de Joinville fazem curso de biscoitos no Centro de Treinamento de Joinville.

Dia 11 de março agricultores de Lauro Müller que comercializam alimentos prontos participam de curso sobre boas práticas de manipulação de alimentos. No dia 12, evento similar ocorre no Centro de Treinamento de Araranguá.

No dia 12 as agricultoras familiares de Descanso recebem orientação para produção de alimentos saudáveis e seguros para o autoabastecimento das famílias.

Dia 17 agricultoras de Araquari fazem oficina de aproveitamento de produtos da horta doméstica na Subprefeitura Guamiranga.

Dia 18 acontece o Encontro Regional de Nutricionistas no Centro de Treinamento de Joinville.

Dia 19 as agricultoras de Descanso aprendem a fazer sais temperados e a processar e desidratar condimentos e farinhas de ora-pro-nobis e de moringa olerífera.

Dia 27 as merendeiras de Balneário Barra do Sul fazem oficina de capacitação no Centro de Treinamento de Joinville.

Dia 30 acontece em Pedras Grandes uma oficina de construção do SIM (Selo de Inspeção Municipal).

Reunião de Sede

No dia 3 de março a equipe da Epargi de Witmarsum realiza a reunião de sede, quando presta contas à sociedade ao divulgar os resultados alcançados no ano anterior e as ações futuras. No dia 5 evento similar ocorre em Apiúna e Massaranduba.

Jovens rurais

No dia 5 de março a equipe da Epagri em Bandeirante se reúne com jovens rurais e familiares para sensibilizá-los a participar do curso de Organização, Gestão e protagonismo do jovem rural.

De 17 a 19 de março jovens rurais fazem a 1ª alternância do curso Ação Jovem Rural no Centro de Treinamento de Videira. Dia 31 de março acontece a 1ª Alternância do curso de Organização, Gestão e Protagonismo dos jovens rurais da região de são Joaquim.

Vitivinicultura

No dia 6 de março viticultores e técnicos participam do VII Seminário Catarinense da Uva, Vinho e Suco em Videira.

Mulheres Rurais

No dia 6 de março as agricultoras de Salto Veloso participam do XX Encontro de Integração da Mulher Velosense. No dia seguinte, evento similar ocorre em Marema.

Pisicicultura

Dia 9 de março a equipe de Lages promove palestra para motivar piscicultores, técnicos e lideranças para a produção de peixes na região da Serra Catarinense.

No dia 10 é a vez dos piscicultores de Correia Pinto discutirem a organização da feira anual de peixe vivo do município.

No dia 11 de março técnicos e profissionais responsáveis pelo licenciamento ambiental de Chapecó fazem oficina sobre licenciamento ambiental da piscicultura.

No dia 15 os piscicultores de Forquilhinha se reúnem para receber orientação sobre segurança financeira na comercialização de tilápia.

No dia 24 de março produtores e técnicos catarinenses participam do seminário estadual sobre licenciamento ambiental na piscicultura, no Centro de Treinamento de Itajaí.

Dia 30 acontece o I Curso básico de Piscicultura para produtores no Cetreville.

Homeopatia

A Estação Experimental de Lages promove curso de extensão sobre homeopatia integrativa de 10 de março a 30 de junho. O público-alvo é formado por técnicos, agricultores, pesquisadores, professores, pós-graduandos, acadêmicos.

Cooperativismo

No dia 10 de março associados da Cooperação, cooperativa de São Ludgero, fazem oficina sobre importância do cooperativismo.

No dia 17 a equipe da Epagri de Dona Emma presta assessoria gerencial aos associados da Cooperfavi para aprovação de estatuto e regimento interno da cooperativa.

Agricultores familiares e representantes da Coopercro, de Lages, se reúnem no dia 26 de março com a equipe de Epagri para discutir projetos de comercialização dos produtos da cooperativa.

Apicultura e meliponicultura

No dia 10 de março representantes de instituições ligadas ao setor de apicultura e meliponicultura participam em Florianópolis da 1ª reunião ordinária da Câmara Setorial de apicultura e Meliponicultura de SC.

Educação ambiental

Também no dia 10 de março alunos, professores e merendeira da Escola Municipal Rio Capivaras Alto, de Lauro Müller, participam de oficina de compostagem.

Dia 20 será a vez dos agricultores familiares de Apiúna participarem de capacitação em compostagem para uso em hortaliças e frutíferas.

Escolares e demais interessados de São José do Cedro fazem Caminhada Ecológica no dia 20 de março.

Floricultura

De 10 a 12 de março produtores da região de Joinville fazem a primeira etapa do curso de floricultura no Centro de Treinamento de Joinville.

Grãos

Dia 3 de março produtores de arroz e lideranças de Nova Veneza participam de dia de campo para avaliação do desempenho de cultivares, manejo de adubação e da água na unidade de referência tecnológica do município

No dia 11, agricultores familiares de Itapiranga que produzem e utilizam grãos na propriedade participam de oficina de colheita, secagem e armazenagem de grãos – silo secador.

Dia 20 de março agricultores familiares de Lages participam de dia de campo para colheita e avaliação desempenho produtivo das variedades de feijão da Epagri.

Fruticultura

Dia 17 de março agricultores de São Miguel do Oeste recebem orientação em tratos culturais ou fitossanidade em frutíferas em reunião com demonstração de método, na Linha Jacutinga Veado.

Também neste dia serão ministradas oficinas com referências de horticultura, tratos culturais e tratamentos fitossanitários, fruticultura e olericultura no Centro de Treinamento em São Miguel do Oeste.

Dia 19 a equipe de Capão Alto reúne agricultores para discutir a organização de grupo de produtores de morango visando à melhoria da cadeia produtiva.

Também no dia 19 de março estudantes e professores de Marema são capacitados em produção de frutas, em evento com troca de experiências com as famílias de agricultores.

Solos

Dia 18 os agricultores Maravilha fazem curso de conservação do solo.

Produtores rurais, técnicos e estudantes de Curitibanos participam de seminário regional de conservação de solo e plantas de cobertura, no dia 25 de março.

Caldas orgânicas

Dia 26 de março agricultores de Rodeio aprendem a preparar, usar e aplicar as caldas bordalesa e sulfocálcica.

Outros eventos

Dia 10 de março agricultores familiares de Correia Pinto que são empreendedores dos projetos estruturantes recebem assessoramento e supervisão da Epagri para o melhor desempenho financeiro dos empreendimentos.

Dia 26 os agricultores de Lages fazem oficina de trabalhos manuais.

Dia 30 de março a equipe de São José do Cedro reúne as famílias rurais para sensibilização e motivação em temas como organização social, qualidade de vida e humanização do trabalho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.