CI

Expodireto terá 197 expositores na agricultura familiar

O Pavilhão da Agricultura Familiar voltará renovado para a 22ª edição


Foto: Marcel Oliveira

De acordo com o gerente regional da Emater de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, não vão faltar atrativos para quem visitar a feira. "O público irá encontrar uma diversidade de produtos da agroindústria familiar gaúcha, em especial os embutidos, como salame e copa, queijos, vinhos, sucos, cachaças, panificados em geral, conservas e geleias, além do tradicional artesanato, plantas e flores", afirma Vecchi.

Nos últimos dois anos, devido a pandemia de covid-19, as agroindústrias familiares gaúchas sofreram redução de renda, o que intensificou ainda mais os desafios para a população no campo. O setor também foi prejudicado pela diminuição das compras institucionais, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que são importantes fontes de escoamento da produção no Rio Grande do Sul.

Vecchi explica que o fechamento de pontos de vendas também gerou oportunidades, como é o caso de feiras virtuais e o uso de tecnologia para comercialização. Contudo, é a partir da volta da Expodireto que é esperada maior geração de renda para as famílias de produtores.

"O retorno das feiras presenciais é ansiosamente aguardado, pois para alguns agricultores é o momento que possibilitará aumentar a renda, bem como voltar a divulgar os produtos a partir da demonstração física (presencial) para que os consumidores possam visualizar e adquirir 'in loco' o que é produzido pelas agroindústrias familiares sempre priorizando e dando atenção às normas ambientais, sanitárias e de produção para oferecer aos consumidores o melhor produto", afirma Vecchi.

Grande oportunidade para as agroindústrias

Todos os expositores que participam do Pavilhão são agricultores familiares e as agroindústrias são participantes do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado em todo o Estado pela Emater/RS-Ascar.

Para a secretária estadual de Agricultura, Silvana Covatti, é um orgulho apoiar tanto o Pavilhão da Agricultura Familiar quanto o Espaço da Família Rural, área em que a Emater apresentará várias opções para produzir, com renda e de forma sustentável, e ainda apresentar curiosidades para os visitantes.

“O público encontrará nesses locais o melhor da nossa agricultura familiar, que é uma das riquezas do nosso estado. É um momento muito importante, a oportunidade para as famílias rurais mostrarem para o público o seu trabalho. É onde eles têm esse momento de encontro entre o campo e a cidade, o rural e o urbano”, afirma a secretária.

Pavilhão da Agricultura Familiar na 22ª Expodireto Cotrijal
- 197 expositores distribuídos em 191 estandes (70,6% de agroindústrias e 29,4% de artesanato, plantas ou flores)
- Dentre as agroindústrias, 41,7% são de produtos de origem vegetal, 37,4 % de produtos de origem animal e 20,9% de bebidas
- Ao todo, ocorre a participação de 122 municípios, com maior concentração das regiões de Passo Fundo, Ijuí e Soledade. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.