CI

Expointer: Embrapa e SEAPI assinam acordo de cooperação nas pesquisas com trigo

Embrapa e SEAPI assinam acordo de cooperação nas pesquisas com trigo durante a 40ª edição da Expointer


A reformulação do sistema de pesquisa agropecuária pelo Governo do Estado, com a criação do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), deverá gerar um termo aditivo no contrato de cooperação técnica com a Embrapa no trabalho em parceria no desenvolvimento de trigo no Rio Grande do Sul. A assinatura aconteceu no dia 31 de agosto, na Casa da Integração, na Expointer 2017.

O convênio de cooperação técnica entre a Embrapa Trigo e a Fepagro (atual DDPA) começou em 2012, com meta de gerar as primeiras cultivares resultantes da parceria até o ano de 2025. De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo, Ricardo Lima de Castro, o convênio prevê a realização de 120 cruzamentos em campo por ano para trigo pão e outros 30 cruzamentos para trigo duplo propósito. Além da garantia da co-titularidade no lançamento de cultivares, o convênio permite agregar estrutura e recursos humanos das duas instituições. “A parceria permite conduzir ensaios a campo com a qualidade que a presença diária proporciona, contando com a excelência dos pesquisadores do Estado”, afirma Castro. 

O chefe-geral da Embrapa Trigo, Osvaldo Vieira, lembra que a diversidade na localização das unidades do DDPA favorece a experimentação do trigo em climas variados, ampliando a adaptação das linhagens para o desenvolvimento de cultivares mais regionalizadas.

O Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), criado em 2017 a partir da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), é o setor da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação responsável por conduzir pesquisas agropecuárias e por oferecer serviços de diagnóstico às cadeias produtivas do estado. Atualmente, o DDPA dispõe de centros de pesquisa localizados em 19 municípios do Rio Grande do Sul. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.