CI

Farsul destaca solidez dos resultados da Expointer 2016

Feira desse ano alcançou resultados positivos, voltada para o desempenho do agronegócio gaúcho e brasileiro


Feira desse ano alcançou resultados positivos, voltada para o desempenho do agronegócio gaúcho e brasileiro

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, destacou que os resultados alcançados durante a 39ª edição da Expointer ficaram marcados pela palavra “superação”. Apesar do cenário de instabilidade política e econômica vivido pelo país, a feira desse ano alcançou resultados positivos e esteve totalmente voltada para o desempenho do agronegócio gaúcho e brasileiro. Sperotto ressaltou, entre diversos temas, o papel de relevância da Expointer no que diz respeito à aproximação com mercados vizinhos e aumento do diálogo para possíveis parcerias. “Recebemos aqui os ministros da Agricultura e do Trabalho do governo federal, além dos ministros da Agricultura do Uruguai e Argentina, que demonstraram grande interesse em estreitar ainda mais os laços já existentes entre nós”, disse. 

Outro destaque apontado pelo presidente é o fato de que a Expointer se consolida, cada vez mais, como uma distribuidora de conhecimento e tecnologia do agronegócio para o restante do país. “Queremos dividir com o restante do Brasil as novas tecnologias, o conhecimento técnico voltado para o desenvolvimento do campo e do agronegócio, e isso esteve simbolizado em todas as ações que realizamos nestes nove dias de feira”, comentou Sperotto.

 O presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, ressaltou que, apesar da queda na comercialização de animais em comparação a 2015 – R$ 11,7 milhões neste ano contra R$ 15,5 milhões no ano passado – há uma expectativa positiva para os remates de primavera que estão por vir. “Tivemos uma queda nos cavalos crioulos, que de certa forma foi compensada pelo aumento da procura por rústicos. Para os remates de primavera, a compra de reprodutores por outros Estados gera uma expectativa bastante positiva, principalmente para cruzamentos no Centro-Oeste”.

 O vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, utilizou a expressão “charme da Expointer” para resumir a 39ª edição da feira. Segundo ele, este charme remete principalmente às questões que diferenciam o RS do restante do país, como sua condição climática, que permite que o estado execute trabalhos diferenciados na pecuária. “O Brasil está nos enxergando com outros olhos, especialmente os maiores mercados de carne gourmet, com destaque para São Paulo. A qualidade da carne gaúcha é evidente e se destaca”, diz. Entre os fatos mais importantes da feira, Gedeão aponta a assinatura do protocolo de rastreabilidade com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) por três associações de raças: Devon, Simental e Limousin, que se juntam a outras seis raças que já tinham firmado parceria – Angus, Hereford, Braford, Nelore, Charolês e Wagyu.

 A oitava edição consecutiva da Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da Federação, foi novamente sucesso de público. Foram 3.426 espectadores, com uma média de 107 pessoas por apresentação, que acompanharam a desossa de carcaças bovinas, ovinas e suínas. “Isso representa um aumento de público de 24% com relação a 2015”, diz Luiz Alberto Pitta Pinheiro, assessor técnico da Farsul.  

Senar-RS atende cerca de 7 mil pessoas

Os espaços do Senar-RS, espalhados pelos quatro cantos do parque, e o número expressivo de pessoas que participaram das dinâmicas e oficinas realizadas pela entidade, foram, conforme o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, os grandes destaques desta 39ª edição da Expointer. “O crescimento foi expressivo em termos de circulação de pessoas, perto de 30% com relação ao ano passado”, disse.

Entre as principais ações do Serviço Nacional, destaque para a Vitrine do Leite, que atraiu o maior volume de pessoas entre todas as atividades. A oficina apresentou ao público todos os passos da cadeia do produto, da propriedade rural até as prateleiras dos supermercados, passando pela indústria de distribuição. Neste ano, a Vitrine contou com a peça de teatro infantil “Mimosa na Expointer”, que trabalhou de forma lúdica a valorização da cadeia leiteira.

No Pavilhão de Ovinos e Bovinos, foram realizadas as oficinas com foco nas Boas Práticas Agropecuárias (BPA). Nos ovinos, foram mostradas práticas de manejo sanitário, destacando o diagnóstico de verminose, e técnicas de tosquia. Entre os bovinos, foi dada ênfase nas boas práticas agropecuárias e técnicas de avaliação da genética dos touros. Já no Pavilhão Internacional, as Oficinas de Alimentação ensinaram ao público receitas que tinham como base hortaliças, frutas, mel, olivas e milho.

A novidade ficou por conta da Oficina do Guasqueiro, onde instrutores do Senar-RS explicaram os princípios básicos da profissão, com técnicas de preparação do couro e confecção de peças utilizadas no cavalo. A atividade aconteceu na Pista do Freio de Ouro e contou com a participação de 873 pessoas.

O diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, destacou os avanços do programa Juntos Para Competir, parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS, na feira. Nessa Expointer, passaram pelas atividades do programa mais de 11 mil pessoas, gerando mais de três mil atendimentos. “O Salão do Empreendedor Rural esteve 100% focado no produtor, buscando apresentar as novas tecnologias e gerando conhecimento para aumento da competitividade, gestão e empresariamento no campo”, afirmou. O crescimento no número de atendimentos realizados dentro do Salão do Empreendedor foi de 68% em comparação a 2015.    

Casa Rural – oportunidades de negócio

Em sua 11ª participação na Expointer, a Casa Rural – Centro do Agronegócio trouxe oportunidades de comercialização para os produtores rurais durante a feira. Um dos grandes destaques da entidade foi o lançamento do aplicativo para smartphones chamado de Ruralito, cujo objetivo é facilitar a gestão das propriedades rurais e aumentar o número de negócios entre produtores. “Buscamos aproximar o campo das empresas que são nossas parceiras”, diz José Alcindo Ávila, superintendente da Casa Rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.