CI

Gestão ambiental presente no Espaço da Emater na feira

Visitantes da 40ª edição da Expointer, feira agropecuária internacional que acontece no Parque Assis Brasil, em Esteio


Os visitantes da 40ª edição da Expointer, feira agropecuária internacional que acontece no Parque Assis Brasil, em Esteio, até o próximo domingo (03/09) têm a oportunidade de conhecer o trabalho integrado por diversas instituições que formam o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) para fomentar a gestão ambiental nas propriedades rurais. 

De acordo com o supervisor da Emater/RS-Ascar, Nelson Baldasso, no local estão sendo expostos trabalhos de agroflorestal e agroecologia realizados em propriedades rurais que são unidades de referência na região metropolitana e nos vales dos Sinos e Paranhana e outros de informação e aplicação de qualidade da água e destino do lixo, além do trabalho de resgate da agrobiodiversidade. "A temática é apresentada em conjunto com as entidades estruturantes do Comitesinos, com destaque para os centros ambientais da Região Metropolitana", destaca. 

Baldasso recorda o início do Comitesinos, que surgiu em razão de um desastre ambiental que vitimou centenas de peixes no Rio dos Sinos, há cerca de 10 anos. De acordo com ele, a missão é interligar os diversos responsáveis pela preservação do rio, desde os agropecuaristas familiares que possuem nascentes em suas propriedades até os gestores dos municípios integrantes da bacia, dando ciência da corresponsabilidade de todos e da necessidade de trabalhar em conjunto. 

As unidades de referência e centros ambientais, no começo eram utilizadas para educação ambiental por meio de parceria com as secretarias de Educação dos municípios. "Depois fomos ampliando e hoje são espaços utilizados pedagogicamente também para orientar agricultores, técnicos e demais envolvidos com a preservação da bacia, com vistas a não apenas orientar, mas também gerar soluções para serem aplicadas nas propriedades rurais. Com o comitê estamos conseguindo gerar conhecimento para os agricultores a custo zero", destaca Nelson.

Com o lema "Cuidar do solo... cuidar da água... cuidar do alimento. Além de respeito a nós mesmos, é gerar saúde e qualidade de vida", por meio de vivências, didáticas e capacitações, além de outras atividades, somente em 2016, mais de 17 mil pessoas foram sensibilizadas. "Este número expressivo revela a importância do trabalho em parceria entre as diversas organizações, já que somente o técnico da Emater nos municípios não conseguiria atingir tanta gente e promover a preservação do meio ambiente e a saúde coletiva, o que é responsabilidade de todos", finaliza Baldasso.

Na parcela temática sobre Gestão Ambiental do Espaço da Emater os visitantes encontram exposição sobre o trabalho desenvolvido nos centros ambientais, assim como um relógio do corpo humano, que aponta os fitoterápicos mais adequados para cada órgão e a hora do dia mais adequada para sua ingestão.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.