CI

Gianetti da Fonseca diz que "agronegócio é o Brasil que dá certo"

Tema foi abordado na Arena do Conhecimento durante o evento


Atividades da Agrishow 2017 continuam nesta tarde de terça-feira (2/5), com a realização do Prêmio Trator do Ano na Arena do Conhecimento e a programação da Arena das Demonstrações de Campo

A retomada da economia brasileira foi o tema da palestra de Roberto Gianetti da Fonseca a empresários, na Arena do Conhecimento, na 24ª Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação nesta terça-feira (2/5). O economista e vice-chairman do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), afirmou que está otimista com a recuperação da economia, mas que gostaria que o processo fosse mais rápido e elogiou o agronegócio como uma referência de sucesso do Brasil. “O agronegócio é o Brasil que dá certo, que cresce com uma taxa positiva, fantástica, um sucesso absoluto, mostrando sua capacidade de produtividade, inovação e tecnologia, com livre iniciativa, mais liberdade de operação, menos intervenção e mais empreendedorismo”, comentou Gianetti. “Temos deficiências ainda na logística e na comercialização, mas o agronegócio é aquilo que se deveria mirar para fazer o país dar certo.” 

Gianetti ministrou a palestra “Volta do Crescimento do Brasil: oportunidades e desafios” e, apesar de seu otimismo, demonstrou seu incômodo com o ritmo vagarosa do crescimento econômico. “Faltam medidas de curto prazo, temos que torcer para aprovações das reformas previdenciária e trabalhista, porque são fundamentais para dar segurança e confiança ao empresário e ao consumidor, mas me preocupa o nível de desemprego, que ainda cresce, já em mais de 14%”, explicou ele. “Temos que tomar medidas urgentes para a redução de desemprego no Brasil.” 

Se o agronegócio é um exemplo e dá a sua contribuição ao país, Gianetti volta suas atenções para estimular os setores de serviços e as indústrias, que empregam muito. Com previsão de crescimento econômico baixo neste ano, de 0,5%, ele destaca que o Brasil deveria crescer 3% a 4% ao ano. Para 2018, talvez chegue a 2%. “Precisamos de reforma política e partidária e realizarmos eleições em 2017 para retornar o país à sua normalidade para que ele cresça de forma vigorosa”, acrescentou o economista, lembrando que também é necessária a reforma tributária, além de resolver as dependências econômicas das altas taxa de juros e a taxa de câmbio. “É preciso estímulo, só esperar o mercado reagir não resolve.” Gianetti enfatizou que a reforma política e partidária deve partir da sociedade civil, senão os erros do sistema irão continuar. 

A Agrishow está sendo realizada até o dia 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP), e é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.