CI

New Holland leva à Expodireto conceito de trator acessível

O equipamento será mostrado no estande da marca, juntamente com outros maquinários modernos e eficientes


Foto: Divulgação

O público que for visitar a 21ª edição da Expodireto Cotrijal – uma das maiores feiras do agronegócio internacional, que ocorre entre os dias 2 e 6 de março em Não-Me-Toque (RS) –, poderá conferir de perto uma das principais novidades do ano apresentadas pela New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, especialmente quando o assunto é inclusão: o conceito de trator acessível.

Durante a tradicional feira agrícola gaúcha, o equipamento será mostrado no estande da marca, juntamente com outros maquinários modernos e eficientes, entre eles a os tratores compactos de esteira da linha TK4 – exclusividade da New Holland no país – e os da família T7, de alta potência e elevada performance.

O trator conceito modelo TL5 é o primeiro trator do mundo adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. O equipamento foi pensado para proporcionar condições de trabalho iguais para todos no campo, oferecendo conforto, segurança e performance – tudo num só modelo de veículo. A promoção da inclusão e acesso de todos os públicos é uma das preocupações da New Holland Agriculture, que não quer ser reconhecida apenas uma marca que vende tratores, mas sim que enxerga as necessidades das pessoas.

Como funciona?

O trator é equipado com uma plataforma de elevação e um joystick, com o qual o operador comanda os movimentos necessários para fazer o seu próprio embarque/desembarque, tendo acesso até a plataforma de comando, que foi adaptada para facilitar as operações, com boa ergonomia e mantendo o espaço interno.

A ideia do trator customizado para qualquer tipo de necessidade especial, construído em parceria com a empresa Elevittá, que possui grande know-how nesse tipo de funcionalidade, nasceu a partir de um dos pilares da New Holland Agriculture, que é o de ser uma marca acessível a todos, conforme explica o diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América do Sul, Cláudio Calaça Júnior.

“Acreditamos que é possível levar a acessibilidade da marca e dos produtos para um novo patamar. Estamos de olho nisso e dispostos a desenvolver soluções que ajudem no trabalho no campo, seja para uma pessoa com mobilidade reduzida ou com alguma outra necessidade especial”, pontua Calaça. Como se trata de um conceito, o trator acessível ainda vai precisar passar por testes de validação para chegar ao mercado. Por enquanto, não há previsão de quando isso irá ocorrer.

A família de tratores TL5, por sua vez, que está disponível nas revendas, é versátil e perfeita para as multitarefas do dia a dia. A linha possui três diferentes tipos de transmissão, versões com reversor Power shuttle, com ou sem cabine e várias opções de configurações de pneus. Além disso, vem equipada com motor FPT S8000 MAR I, com excelente relação torque / potência, que traz muito mais força com o menor custo operacional do mercado.

Estimativa de safra cheia

O Brasil vive uma expectativa de safra cheia para este ano, já que as condições climáticas neste ciclo estão mais favoráveis do que na safra anterior. A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada no início de fevereiro, sinaliza um crescimento de 3,8% na produção de grãos no país para 2020, com um volume total projetado de 251,1 milhões de toneladas. O número é impulsionado principalmente pelas lavouras de soja e milho. Ao todo, o país deve colher mais 9,1 milhões de toneladas neste ano.

No Rio Grande do Sul, entretanto, a estiagem afetou inicialmente muitas culturas, como a soja e o milho. Mas de acordo com a Emater-RS, as lavouras vêm se recuperando aos poucos graças ao aumento da pluviosidade no estado. Ainda assim, pela estimativa da Conab, o RS deve ter uma redução de 6,2% na safra atual de grãos, com expectativa de colher 33,37 milhões de toneladas somando-se as safras de verão e inverno.  Atualmente, segundo o último levantamento da Emater-RS, 37% das lavouras gaúchas de soja estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 36% em floração e 27% em enchimento de grãos.

Mas mesmo com a seca e a redução da estimativa de área plantada, o RS deve ter um leve aumento do volume de arroz produzido no estado: 0,6% em relação à safra passada, de acordo com a Conab. Os gaúchos produzem mais de 80% do cereal consumido no país e a safra deste ano deve chegar a 10,51 milhões de toneladas. 

Outros lançamentos da New Holland na feira

Tk4: tratores de esteira com mais conforto e segurança

Resultado de mais de 90 anos de experiência no segmento, a New Holland Agriculture também levará à Expodireto Cotrijal a sua nova linha de tratores de esteira: a TK4. Importada para o mercado brasileiro desde o ano passado, essa família diferenciada de tratores alçou a marca à liderança mundial no segmento, detendo a sua exclusividade de produção. Entre os destaques está o TK4.80N ROPS, com tecnologia de proteção contra capotamentos.

Reconhecidamente, apenas a New Holland no mundo produz tratores de esteira na faixa de potência abaixo de 100cv com alta tecnologia e em dimensões reduzidas de largura total mínima, bitola, comprimento e distância entre eixos. Produzidos na planta de Jesi, na Itália, a New Holland traz dois modelos para o produtor rural brasileiro: TK4.80N (75cv), plataformado, com opção de esteira de borracha (300mm de largura) ou de metal (310mm de largura); e o T4K.100M (100cv) plataformado ou cabinado, com esteira de metal (450mm de largura). Os dois modelos são equipados com motores 4 cilindros FPT Industrial F5C Common Rail de 3400 cm³.

Os novos modelos TK4 foram projetados para proteger o operador contra o calor, o ruído e as vibrações. Os tratores são equipados com estrutura ROPS (proteção contra capotamento) enquanto os modelos cabinados possuem também os painéis de isolamento “silent block”, reduzindo as vibrações e o calor, bem como a transferência de ruído do motor e da transmissão para operador. O eficiente ar-condicionado traz mais conforto térmico e faz toda a diferença na operação.

As esteiras garantem maior capacidade de tração e menor compactação do solo durante as operações. Além disso, oferecem maior estabilidade e melhor distribuição de peso, qualidades ideais para áreas de elevada declividade. O centro de gravidade mais próximo ao solo garante maior estabilidade e segurança durante as operações. “Os novos TK4 chegam para atender as necessidades de clientes que possuem áreas em regiões de topografia declivosa. Foi pensando em oferecer a melhor solução para o produtor rural, que selecionamos essa inovadora família de tratores. São tratores que conseguem trabalhar onde nenhum outro consegue ir”, afirma Juliano Perelli, especialista de Marketing da New Holland Agriculture.

Linha T7: robustez e alta performance para todas as tarefas

Outra linha de tratores que estará na Expodireto Cotrijal e que é um ícone da agricultura moderna é a T7. Equipamento multitarefa, a New Holland apresenta a evolução dos tratores de alta potência da linha tratores T7 de alta potência, com destaque para o T7.260 LWB, DE 234 cv. A família T7 conta também com os modelos T7.240 (197 cv) e T7.245 (213 cv).

Todos são equipamentos robustos, que ganharam uma nova bomba hidráulica aumentando seu fluxo de 151 litros por minuto para 180 l/min. A nova configuração permite mais agilidade em operações com implementos que demandem uma vazão maior.

Os tratores também contam com uma nova barra de tração classe 3, que suporta os maiores implementos disponíveis no mercado para a sua categoria. “Todo o conjunto foi reforçado, incluindo pinos de engate, dimensões da barra e o seu suporte”, conta Nilson Righi, gerente de Marketing da New Holland Agriculture. Além disso, o eixo dianteiro e os cubos de rodas também foram reforçados, aumentando ainda mais a confiabilidade da linha T7.

A nova linha T7 teve melhorias na opção de ajuste automático na troca de marchas, chamada Autoshift. Essa melhoria permite que a troca de marchas seja realizada na rotação e torque ideal do motor, oferecendo o melhor desempenho nas mais variadas situações de campo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.