CI

Segredo das altas produtividades está na semeadura

Atenção redobrada no início do plantio pode definir o sucesso de uma lavoura


Foto: Nadia Borges


O momento do plantio é um dos fatores que podem definir o sucesso de uma lavoura. Não há como colher bem, se a semeadura for mal feita. O produtor de determinada cultura que fizer a correta distribuição das sementes poderá gerar um aumento de produtividade a partir de 5 sacas por hectare. O número pode ser ainda maior, dependendo das condições da área e do manejo adequado, explica o especialista em plantabilidade de grandes culturas, Paulo Arbex, que falará sobre o tema durante o Showtec 2020. 


Arbex argumenta que a etapa mais determinante na produção de grãos é a semeadura, pois estão envolvidos os maiores custos e as maiores tecnologias. Por isso, a importância de não haver falhas nesta fase. “Se errarmos na distribuição de sementes, teremos um estande com plantas falhas e duplas. Isso pode acarretar em uma perda significativa de produtividade”, alerta o pesquisador. 


Os motivos da perda na produtividade são variados, mas um deles se dá pelo uso inadequado de semeadoras que, em muitos casos, não apresentam a regulagem correta, devido a falta de conhecimento do produtor que a adquiriu. Consequentemente, é gerado um gasto desnecessário com sementes, adubos e insumos em geral, ocasionando posteriormente frustração na hora da colheita. 

Nesse sentido, o produtor deve ficar atento a plantabilidade, que é a característica de desempenho da semeadora, visando a correta distribuição das sementes no campo, com profundidade correta, gerando produtividade adequada. Segundo o pesquisador, para se ter a noção da relevância deste conceito, dados de empresas que comercializam sementes apontam que numa cultura de milho, para cada 10% de aumento no Coeficiente de Variação do espaçamento entre uma semente e outra ao lado, perde-se 1,5 saco de grãos produzidos por hectare de lavoura implantada.

Por isso, na hora de iniciar o plantio, é preciso atenção redobrada. “Um estande adequado de plantas promove a melhoria de desempenho do sistema e a otimização de recursos, como sementes, fertilizantes, combustíveis, mão de obra, entre outros. O bom desempenho na plantabilidade é um fator decisivo na busca pela sustentabilidade do agronegócio no Brasil”, pontua o especialista. 

A palestra “Plantabilidade: O Segredo das Altas Produtividades” faz parte do painel “Preparando as Fazendas para o Agro” e está prevista para acontecer a partir das 10h, no dia 24 de janeiro, no auditório do Showtec.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS, Sistema Fiems/Senai e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Fundems, Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundação Agrisus e Sanesul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.