CI

SENAR-RS atende cerca de 7 mil pessoas na Expointer

O crescimento no número de atendimentos realizados dentro do Salão do Empreendedor foi de 68% em comparação a 2015


O crescimento no número de atendimentos realizados dentro do Salão do Empreendedor foi de 68% em comparação a 2015

No balanço das atividades do Sistema FARSUL/SENAR-RS na Expointer, o presidente do Sistema, Carlos Sperotto, destacou que os resultados alcançados durante a 39ª edição da feira ficaram marcados pela palavra "superação". Apesar do cenário de instabilidade política e econômica vivido pelo País, a feira desse ano alcançou resultados positivos e esteve totalmente voltada para o desempenho do agronegócio gaúcho e brasileiro. Sperotto ressaltou, entre diversos temas, o papel de relevância da Expointer no que diz respeito à aproximação com mercados vizinhos e aumento do diálogo para possíveis parcerias. "Recebemos aqui os ministros da Agricultura e do Trabalho do governo federal, além dos ministros da Agricultura do Uruguai e Argentina, que demonstraram grande interesse em estreitar ainda mais os laços já existentes entre nós", disse. 

Os espaços do SENAR-RS, espalhados pelos quatro cantos do parque, e o número expressivo de pessoas que participaram das dinâmicas e oficinas realizadas pela entidade, foram, conforme o superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl, os grandes destaques desta 39ª edição da Expointer. "O crescimento foi expressivo em termos de circulação de pessoas, perto de 30% com relação ao ano passado", disse.

Entre as principais ações do Serviço Nacional, destaque para a Vitrine do Leite, que atraiu o maior volume de pessoas entre todas as atividades. A oficina apresentou ao público todos os passos da cadeia do produto, da propriedade rural até as prateleiras dos supermercados, passando pela indústria de distribuição. Neste ano, a Vitrine contou com a peça de teatro infantil "Mimosa na Expointer", que trabalhou de forma lúdica a valorização da cadeia leiteira.

No Pavilhão de Ovinos e Bovinos, foram realizadas as oficinas com foco nas Boas Práticas Agropecuárias (BPA). Nos ovinos, foram mostradas práticas de manejo sanitário, destacando o diagnóstico de verminose, e técnicas de tosquia. Entre os bovinos, foi dada ênfase nas boas práticas agropecuárias e técnicas de avaliação da genética dos touros. Já no Pavilhão Internacional, as Oficinas de Alimentação ensinaram ao público receitas que tinham como base hortaliças, frutas, mel, olivas e milho.

A novidade ficou por conta da Oficina do Guasqueiro, onde instrutores do SENAR-RS explicaram os princípios básicos da profissão, com técnicas de preparação do couro e confecção de peças utilizadas no cavalo. A atividade aconteceu na Pista do Freio de Ouro e contou com a participação de 873 pessoas.

O diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, destacou os avanços do programa Juntos Para Competir, parceria entre FARSUL, SENAR-RS e Sebrae/RS, na feira. Nessa Expointer, passaram pelas atividades do programa mais de 11 mil pessoas, gerando mais de três mil atendimentos. "O Salão do Empreendedor Rural esteve 100% focado no produtor, buscando apresentar as novas tecnologias e gerando conhecimento para aumento da competitividade, gestão e empresariamento no campo", afirmou. O crescimento no número de atendimentos realizados dentro do Salão do Empreendedor foi de 68% em comparação a 2015.   

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.