CI

Simpósio de Máquinas Agrícolas acontece dia 7

Tradicional evento do calendário do setor agrícola será em formato digital


Foto: Pixabay

A visão dos fabricantes sobre o mercado de máquinas agrícolas, os avanços na agricultura digital e nas atividades agropecuárias, as perspectivas na cultura de grãos, mecanização da pecuária, evolução tecnológica nos setores de cana-de-açúcar, e mecanização na fruticultura, estão entre os temas do 12º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas organizado pela Seção Porto Alegre, em formato 100% digital.

Vilmar Fistarol, presidente da CNH Industrial para América do Sul, é o chairperson do simpósio e apresentará a primeira palestra, com o tema O futuro da Indústria de Máquinas Agrícolas na Pós-pandemia. Em seguida, Carlos Cogo, sócio-diretor na Cogo Inteligência em Agronegócio falará sobre Perspectivas Agroeconômicas para o próximo Ciclo Agrícola. 

Na sequência da programação serão quatro os painéis de debates com a participação de executivos de organizações líderes no segmento. Entre os painéis serão concedidos intervalos para a visitação da feira virtual com tecnologias em produtos e serviços de última geração, apresentadas por empresas como Aperam, Braslux, CNHi, Hella Sinal Sul, Jacto, John Deere, Perkins, Produtare, e Timken.

Painéis - O primeiro painel “Perspectivas de Mercado de Máquinas Agrícolas – a visão do fabricante” levantará o debate sobre panorama do mercado brasileiro 2019 e 2020 sob o impacto da pandemia na indústria de máquinas, projeções de produção e vendas de máquinas agrícolas para o ciclo 2020/21 e oportunidades de exportação de máquinas e implementos agrícolas.

“Os avanços e desafios em agricultura digital” é o tema do segundo painel, em que serão discutidos os desafios da aquisição da base de dados e sua conversão em informações gerenciais ao agricultor; tendências em sistemas de gestão digital nas operações agrícolas; adoção de tecnologias digitais pela agricultura de pequena escala no Brasil e o desenvolvimento do Plano Nacional de IoT do governo federal para o setor agrícola.

No painel vocacionado “Avanços Tecnológicos nas atividades agropecuárias” dois debates temáticos estão em pauta:

Grãos – tendências tecnológicas para ganhos de produtividade na cultura de grãos; sistemas de manejo inovadores e seu impacto na mecanização; iniciativas em eletrificação de máquinas agrícolas e perspectivas em novos sistemas para redução de compactação. Pecuária - foco em novas tendências em sistemas de manejo e impacto na mecanização no segmento; desafios tecnológicos na intensificação via pastagem, suplementação, feno, pré-secado e forragem; avanços na Integração lavoura-pecuária-floresta e perspectivas da pecuária de precisão no Brasil.

No último painel, também vocacionado, “Os Avanços tecnológicos em Cana de Açúcar e Fruticultura” abordará: Cana de açúcar – desafios tecnológicos na mecanização do plantio, pulverização, sensoriamento remoto e colheita de cana; tendências para ganhos de eficiência no transbordo e considerações sobre fontes alternativas de combustível para frota e usina. Fruticultura - novas tendências, tecnologias em tratos culturais e colheita de pomares; avanços em veículos autônomos para citricultura; tendência de tratores de montanha para culturas do café e uva no Brasil; agricultura de precisão para a pequena escala e iniciativas em eletrificação de máquinas e implementos agrícolas.

“É notório que o Agro é a riqueza do Brasil, mas não basta exportar commodities. Precisamos desenvolver tecnologias inovadoras que fortaleçam ainda mais nossa produção agrícola. A mobilidade rural é um meio fundamental para este desenvolvimento e o 12º Simpósio de SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas vai mostrar como fazer isso”, afima Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL.

Serviço:

12º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas

Dia 7 de outubro, 8h30

Inscrições até o dia 04 de outubro, pelo site.

 

Programação

8h30 – Abertura do link de transmissão

8h40 – Solenidade de Abertura

8h50 – Palestra de abertura: O Futuro da Indústria de Máquinas Agrícolas Pós-Pandemia, por Vilmar Fistarol, presidente CNH Industrial para América do Sul;

9h25 – Perspectivas Agroeconômicas para o Próximo Ciclo Agrícola, por Carlos Cogo, sócio- diretor de consultoria na Cogo Inteligência em Agronegócio

10h10 – Sessão de perguntas. Mediadora: Joana Colussi, jornalista especializada em agronegócio

10h35 às 10h55 – Intervalo e visita à Feira Virtual

11h – PAINEL: PERSPECTIVAS DE MERCADO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS – A VISÃO DO FABRICANTE - com Marcelo Borges Lopes, diretor de Vendas da John Deere Brasil; Rodrigo Paez Junqueira, vice- presidente de Vendas na América Latina da AGCO; Eduardo Kerbauy de Freitas Luis, diretor Mercado Brasil da New Holland AG Brasil; Eduardo Penha, diretor de Marketing para América do Sul – Case IH. Mediador: Frederico Olivi.

12h às 13h30 – Intervalo e visita à Feira Virtual

13h30 – DEBATE DE TECNOLOGIA: OS AVANÇOS E DESAFIOS EM AGRICULTURA DIGITAL – com Gregory Riordan, diretor de Tecnologias Digitais da CNH América do Sul; Rodrigo Bonato, diretor de Tecnologia América Latina da John Deere; Niumar Dutra Aurélio - Supervisor de MKT do Produto Fuse da AGCO. Mediador: Lucas Rios do Amaral, professor da Faculdade de Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Campinas.  

14h20 às 14h40 – Intervalo e visita à Feira Virtual

14h45 – DEBATES VOCACIONADOS: Os Avanços Tecnológicos nas atividades agropecuárias

Sala 01 Grãos – Novas Perspectivas tecnológicas na cultura de grãos: preparo do solo, plantio, tratos culturais e colheita - com José Henrique Salgado Galli, diretor da Fendt América do Sul–Fendt/AGCO; Carlos Eduardo Blume,  gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Kuhn; Fabio Dotto,  gerente de Sistema de Produção de Grãos na América Latina da John Deere; Mediador: Amilcar Silva Centeno,  sócio diretor da Centeno Consultoria.

Sala 02 Pecuária – Avanços na Mecanização da Pecuária com Foco em Confinamento, Pastagem, Suplementação, Pré-secado, Feno e Forragem – com Márcio Aguinsky, diretor MA Máquinas Agrícolas, Comércio, Importação e Exportação – Importador/Distribuidor da McHale no Brasil; José Carlos Bassetti, gerente de Marketing da Kuhn no Brasil, Thércio Stella de Freitas, gerente de contas estratégicas da John Deere. Mediador: Julio Barcelos, professor titular e coordenador do NESpro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15h40 – DEBATES VOCACIONADOS: Os Avanços tecnológicos em Cana de Açúcar e Fruticultura

Sala 01 Inovação e Tendências no Cultivo Mecanizado da Cana- de-Açúcar – com Gilberto José Ribeiro Alves, diretor de Engenharia e Desenvolvimento de Colhedora de Cana da CNH Industrial para América do Sul; Alexandre Vinícius de Assis, diretor de Vendas Valtra da AGCO; Alan Holzmann, diretor de Estratégia da Volvo Trucks Latin America. Mediador: Alfred Szwarc, diretor da ADS Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável.

Sala 02 Fruticultura: Avanços na Mecanização da Fruticultura (café, laranja, uva e outros) –  com Paulo Henrique Machado Boeno, gerente de negócios da linha de pulverizadores tratorizados da Jacto; Raphael Antonio Ferreira Moreira, engenheiro de Produto da Landini; Jak Torreta Júnior, diretor geral de Operações da Mahindra do Brasil. Mediadora: Maria Flavia Tavares,  diretora da MFT Consultoria em Agronegócio.

16h30 – Encerramento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.