CI

Sistema semi-intensivo para cultivo de carpas é apresentado

Visitantes que circulam pelo Espaço da Emater/RS-Ascar podem conferir o sistema semi-intensivo para o cultivo de carpas


Os visitantes que circulam pelo Espaço da Emater/RS-Ascar na 40ª Expointer - que segue até o próximo domingo (03/09), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio - podem conferir na parcela dedicada à piscicultura, o sistema semi-intensivo para o cultivo de carpas. No local, os extensionistas da Instituição repassam informações a respeito dos cuidados necessários nos açudes em que são utilizadas, simultaneamente, carpas capim, húngara, prateada e cabeça grande, com o objetivo de conferir equilíbrio ao modelo.

De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar, Maria Rosane Renck, os cuidados com os viveiros iniciam muito antes da colocação dos alevinos, com a atenção a qualidade e a manutenção das características físico-químicas destes. "Nesse sentido, observar o pH, a temperatura, os níveis de oxigênio livre e a transparência da água, podem contribuir para que, no futuro, se alcance um melhor resultado", comenta Maria. "É o tipo de manejo que garante um açude melhor equilibrado em relação a nutrientes", observa.

A inserção dos alevinos, de acordo com a extensionista, também é parte importante do processo, já que o volume populacional deve estar adequado ao tamanho da lâmina da água. "Isto, aliado aos cuidados com a alimentação dos peixes, com a observância diária da qualidade da água, podem representar um grande aumento da produtividade e da renda para os piscicultores", explica. "Ainda hoje os agricultores encaram a piscicultura como a quarta ou quinta atividade na propriedade, sendo que tem potencial para ser a primeira", afirma.

Atualmente a média de produtividade por viveiro não ultrapassa uma tonelada por hectare a cada um ano e meio de produção. "Esse valor pode ser quadruplicado com o manejo adequado", lembra Maria. Como forma de estimular os piscicultores para a atividade, o Governo do Estado disponibiliza o Programa Integrado de Pesca e Aquicultura, que visa a implantar viveiros, incentivar a produção, apoiar as agroindústrias cooperativadas de pescado e qualificar piscicultores e pescadores artesanais com o apoio da Emater/RS-Ascar.

O espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer está localizado ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar. No local há mostra de atividades desenvolvidas junto a agricultores e pecuaristas familiares, assentados, indígenas, quilombolas e pescadores artesanais. Diversas temáticas, como abelhas melíponas e apis, lavoura de resultados, pecuária familiar: equinos, conservação de solo, horta comercial, familiar e em pequenos espaços, gestão ambiental, turismo rural, cooperativismo, classificação e certificação da erva-mate, irrigação e leite estão sendo apresentadas no espaço. Além dos 203 empreendimentos familiares assessorados pela Emater/RS-Ascar e que comercializam seus produtos no Pavilhão da Agricultura Familiar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.