CI

Variedade altamente produtiva de capim elefante

A nova cultivar de capim tem capacidade para produtiva 30% superior do tradicional


Foto: Wilson Rodrigues

Técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) implantaram uma Unidade Experimental de capim-elefante, BRS Capiaçu, no Centro Agrotecnológico de Palmas para apresentar aos produtores e visitantes na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2020).  A nova cultivar de capim tem capacidade produtiva 30% a mais do que outras variedades tradicionais. A feira com o tema central “Cerrado Sustentável” ocorre de 5 a 9 de maio, no Centro Agrotecnológico, saída para Porto Nacional.

A gramínea tem capacidade produtiva de 300 toneladas em três cortes de matéria verde por hectare/ano, média produtiva de 30% superior, apresentando maior teor de proteína.

De acordo com a Embrapa, a cultivar ultrapassa cinco metros de altura, resultando em alta produção de biomassa, sendo sua melhor característica.  No período da seca, pode ser fornecida para animais picado verde no cocho ou como silagem.

Segundo o engenheiro agrícola da Seagro Wagner Palhares, a intenção é instalar essa vitrine para apresentar aos produtores na Agrotins. “E consequentemente iremos disseminar essa tecnologia aos produtores e interessados desse capim produtivo que apresenta maior valor nutritivo para a criação de gado de corte e leite”, ressaltou.

O engenheiro disse ainda que, quando o capim é cortado aos 50 dias, chega a ter 10% de proteína bruta, índice superior ao da silagem de milho, com cerca de 7%. A silagem do capim constitui uma alternativa mais barata para suplementação do pasto no período da seca.

BRS Capiaçu

A gramínea é desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora (MG). A BRS foi obtida por meio do programa de melhoramento genético de capim-elefante, resultado do cruzamento de variedades ao banco ativo de germoplasma de capim-elefante.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.