Nova Andradina sedia 3ª Etapa do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças

O evento é um dos mais aguardados em função do Mato Grosso do Sul ter histórico de animais com excelência em qualidade. Na ocasião cerca de 860 animais devem ser avaliados.

Teve início no dia 30 de março, a 3ª Etapa da 3ª Edição do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças. Realizado pela ACNB - Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (www.nelore.org.br), em conjunto com a Tortuga Companhia Zootécnica Agrária e a Associação Sul-matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN), o evento acontece no Frigorífico Independência, na cidade de Nova Andradina (MS).

Com encerramento marcado para o dia 1º de abril (sexta-feira), o evento deve avaliar 860 animais de 17 diferentes pecuaristas. Segundo o zootecnista Ricardo Pereira, do Dept. Técnico da ACNB, a etapa é uma das mais esperadas em função de oferecer sempre um show de Nelore. “Em Nova Andradina a competitividade é sempre muito acirrada, em função do grande número de animais participantes e do excelente nível de qualidade”, comenta Ricardo.
Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças

O Circuito Boi Verde foi criado em 2003, com a finalidade de analisar as diferentes realidades brasileiras e classificar os melhores desempenhos da raça Nelore nos diversos Estados brasileiros. Para participar do campeonato, os animais precisam ter até quatro dentes incisivos permanentes (abaixo de 36 meses), com peso entre 16 e 19@ e cobertura de gordura de 3-6 mm de espessura sobre o contra filé.

O julgamento acontece em três fases: a avaliação “in vivo” - no qual são considerados a homogeneidade do lote, a caracterização racial e o grau de acabamento dos animais; a avaliação da carcaça quente - na qual são avaliados os parâmetros de raça, idade, peso e acabamento; e a avaliação da carcaça resfriada - em que, por meio da mensuração da área de olho de lombo e da espessura de gordura, se faz a estimativa do rendimento de desossa da carcaça.

Informações Gerais

  • 30/03/2005 à 01/04/2005
  • -
    Nova Andradina (MS) - Frigorífico Independência
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento