CI

Pesquisadores debatem a citricultura brasileira em evento online

Seminário Supercitros abordará a importância da nutrição adequada


Foto: Marcel Oliveira

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, promove nesta quinta-feira (2), a partir das 13h, o Seminário Supercitros. O evento, que acontece a cada dois anos, terá neste ano o formato online devido à pandemia do coronavírus.  Semelhante a um programa de entrevistas, o seminário será dividido em três blocos e cada um deles contará com um pesquisador e um especialista agronômico, abordando aspectos técnicos e mercadológicos sobre a cultura. A transmissão é gratuita e aberta ao público.

“Nutrição e Sanidade das plantas de citros” será o tema de abertura, com a participação do pesquisador e diretor do Centro de Citricultura Sylvio Moreira (IAC), Dirceu Mattos Junior, e do agrônomo Acácio Martins. Juntos, eles apresentarão a importância de uma nutrição equilibrada para a citricultura de todo o País. No segundo bloco, o também pesquisador do IAC, Rodrigo Marcelli Boaretto, e o agrônomo Érico Corneta, trarão estudos da “Fisiologia e Nutrição de Micronutrientes”. Ambos destacarão os diversos distúrbios fisiológicos em frutos cítricos devido à deficiência de nutrientes como cálcio, fósforo e boro. Por fim, a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Margarete Boteon, e o agrônomo Flávio Novaes, falam sobre o “Mercado de Citros e Fertilizantes”.

O Brasil é líder global na produção e exportação da laranja, por exemplo, e para manter essa posição, o produtor precisa continuar investindo e se atualizando. Segundo o especialista agronômico da Yara, Bruno Dittrich, esse é o principal objetivo do evento: levar informação de qualidade para o campo. “Assim como cada cultura, citros têm suas particularidades. O uso de suprimentos adequados, por exemplo, tem efeito positivo no rendimento de suco, aumento do teor de açúcar e melhora no sabor”, explica o agrônomo.

A Yara tem um programa nutricional específico para a cultura em seu portfólio, o SuperCitros, que envolve todas as etapas do processo produtivo, desde a adubação do solo até a aplicação foliar, melhorando a sanidade das plantas, a qualidade do fruto e, consequentemente, aumentando a longevidade do pomar. “A importância da nutrição equilibrada auxilia na construção de uma estrutura saudável nas plantas cítricas, garantindo que elas atinjam o potencial produtivo, garantido assim mais rentabilidade ao agricultor e qualidade para o consumidor final”, finaliza Dittrich.

Serviço: Seminário Supercitros

Data: 2 de julho, das 13h às 18h

Link para inscrições: https://seminariosyara.com.br/supercitros

13h30: Boas-vindas
13h40: Yara | Agronegócio
13h55: Nutrição e sanidade de citros
15h: Fisiologia e nutrição foliar
16h15: Mercado citrícola e mercado de fertilizantes
17h15: Considerações finais
17h55: Encerramento

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.