Palestra - “Complexidade e Agricultura: organização e análise ergonômica do trabalho na agricultura orgânica”

No dia 23 de abril, acontece, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado, a palestra “Complexidade e Agricultura: organização e análise ergonômica do trabalho na agricultura orgânica”, proferida pela doutora Sandra Francisca Bezerra Gemma (Feagri/ Unicamp).

A palestra faz parte das atividades da disciplina de “Horticultura Orgânica”, oferecida ao curso de graduação em Agronomia e ministrada pelo professor Francisco Luís Araújo Câmara, do Departamento de Produção Vegetal da FCA. Apesar de ligada à disciplina, a atividade está aberta a toda a comunidade universitária e aos produtores de Botucatu e região.

Além de pesquisador da Agroecologia, o professor Câmara integra a Comissão de Produção Orgânica de São Paulo (CPORG/SP), como representante das instituições de ensino. Numa das reuniões mensais da Comissão, o professor teve contato com o trabalho da professora Gemma e fez o convite para que ela realizasse uma palestra na Unesp de Botucatu.

Segundo o professor Câmara, nos sistemas orgânicos de produção, existe um maior envolvimento do produtor com a gestão da propriedade, maior preocupação com o meio ambiente e a saúde do consumidor. “Outra diferença é que na agricultura convencional é muito mais comum o uso de equipamentos que substituem a mão-de-obra humana. Na agricultura orgânica a mecanização também é bem vinda, mas, pelas suas características, ela é menos freqüente”, comenta o professor. “Apesar dessas diferenças, as informações apresentadas durante a palestra podem ser muito úteis inclusive a trabalhadores não ligados à agricultura orgânica”.

Telefone: (14) 3811-7100
Realização: FCA
Site: www.fca.unesp.br

Informações Gerais

  • 23/04/2008 à 23/04/2008
  • SP - Botucatu
    Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo na Fazenda Experimental Lageado
  • Gratuíto

Localização do Evento