Palestra e Prática: Plantas Ornamentais Tropicais

Casa do Produtor Rural da ESALQ promoverá a "Palestra e Prática: Plantas Ornamentais Tropicais".

 

A Casa do Produtor Rural, da Escola Superior de Agricultura Queiroz” (USP/ESALQ), realizará, em 5 de outubro a Palestra e Prática Tropicais”. O objetivo do evento é fornecer ao produtor conhecimento sobre o manejo das plantas ornamentais tropicais, de maneira simples e práticaSerão contemplados a produção de flores e folhagens tropicais, que no Brasil é realizada por agricultores familiares e tem rentabilidade superior a outras culturas, como as frutíferas e a preparação de mudas e implantação do cultivo. Além disso, serão apresentados aspectos referentes à colheita e pós-colheita de plantas tropicaisuso de plantas tropicais em arranjos florais.

 

Voltado para produtores rurais, profissionais do setor e estudantes de ciências agrárias, a atividade inclui palestras que terão como foco o mercado de flores de corte e vaso, usadas em paisagismo e folhagens, que cresceu 12% ao ano e movimentou mais de quatro bilhões em 2012.

 

As plantas ornamentais tropicais são flores e folhagens de grande beleza, com cores intensas e formato exuberante, tais como helicônias, bromélias, antúrios e cordylines. A demanda por essas plantas tem aumentado, bem como os avanços nos sistemas produtivos. Outro fator de destaque é o custo de produção das espécies tropicais, que chega a ser 50% inferior em comparação as flores tradicionais. As flores e folhagens tropicais de corte apresentam maior durabilidade pós-colheita, resistem até 20 dias após o corte e são também de fácil cultivo. Porém, exigem certos cuidados nos tratos culturais, para que a qualidade do produto final seja preservada. Para atender a crescente demanda por plantas tropicais no mercado interno e externo, o produtor precisa estar capacitado e conhecer as peculiaridades do sistema de produção.

 

A atividade acontecerá das 08h às 12h, no anfiteatro Heitor Montenegro, no Departamento de Produção Vegetal da ESALQ. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Casa do Produtor Rural, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Pádua Dias, 11, Bairro São Dimas, pelo telefone (19) 3429-4178 ou pelo e-mail cprural@usp.br.

 

A realização é da Casa do Produtor Rural, com o apoio da Diretoria da ESALQ, da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), Departamento de Produção Vegetal (LPV), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Geagesp/Ceasa) de Piracicaba.

 

Programação:

 

7h30 - Confirmação de presença e entrega de materiais
8h00 - Palestra: Produção de Flores e Folhagens Tropicais
           Palestrante: Prof. Dr. Paulo Hercílio Viegas Rodrigues (ESALQ/USP)
10h00 - Coffee Break
10h30 - Módulo I: Preparação de Mudas e Implantação do Cultivo

             Palestrante: MSc Cristiane Calaboni (ESALQ/USP)

11h00 - Módulo II: Colheita e Pós-colheita de Plantas Tropicais

             Palestrante: Prof. Dr. Paulo Hercílio Viegas Rodrigues (ESALQ/USP)

11h30 - Módulo III: Uso de Plantas Tropicais em Arranjos Florais

             PalestranteJoão Chaddad Junior (ESALQ/USP)

12h00 - Encerramento

 

 

Sobre a Casa do Produtor Rural

 

Criada em 3 de junho de 2005, a Casa do Produtor Rural é um centro de atendimento às demandas encaminhadas à universidade e de disseminação dos conhecimentos gerados na ESALQ. Atende produtores rurais de todo o Brasil, por meio da elaboração gratuita de Respostas Técnicas. É um projeto sem fins econômicos e um modelo alternativo de orientação técnica e extensão rural, diretamente ligado à pesquisa e ao ensino, que possibilita o desenvolvimento e a capacitação dos produtores rurais.

 

Texto

Marcela Matavelli - Comunicação, Casa do Produtor Rural  mmatavelli@usp.br

Ellen Camila Silva - EstagiáriaEngenharia Agronômica, Casa do Produtor Rural cprural@usp.br

 

Informações para a imprensa:

Casa do Produtor Rural, Av. Pádua Dias, 11 Cp 9 
PiracicabaSP
13418-900

(19) 3429-4178 – ESALQ/USP.

www.esalq.usp.br/cprural

 

 

Informações Gerais

  • 05/10/2013 à 05/10/2013
  • SP - Piracicaba
  • Gratuíto

Localização do Evento