CI

Expointer recebe primeiros animais

Feira em formato digital acontece entre 26 de setembro e 4 de outubro


Foto: Divulgação

Os cavalos foram os primeiros animais a chegar para a Expointer. Desembarcaram no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) nesta segunda-feira (21) crioulos Pacífico Pauste, Floreio Seresteiro, Estrela Cadente e Basca Beatriz. 
No total são esperados 1.017 animais de 18 raças, entre equinos, bovinos e ovinos.

Nesta edição aves e bubalinos não participam.  São esperados 230 ovinos das raças Texel, Poll Dorset, Suffolk, Naturalmente Coloridos, Merino Australiano, Corriedale, Crioula e Dorper; 26 bovinos de corte das raças Charolês, Devon, Simental e Simbrasil; 74 bovinos de leite da raça Holandês; 687 equinos das raças Quarto de Milha, Árabe e Crioula.

Os animais são recebidos seguindo todas as normas de sanidade animal. Os proprietários devem ter o documento oficial de trânsito, a inscrição junto ao Serviço de Exposições e Feiras, apresentar os resultados de testes, exames e atestados com prazo de validade até 4 de outubro.

“O que mudou em relação aos outros anos é que não podem ingressar animais da área livre de febre aftosa com vacinação, porque agora somos área livre de aftosa sem vacinação”, destaca Fernando Groff, coordenador estadual do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. 

A feira vai inovar em formato híbrido, com atividades presenciais como a feira da agricultura familiar em sistema drive-thru e as provas de animais, paralelo a uma transmissão por quatro canais on-line que trarão lançamentos, debates, exposição de animais e todas as atividades que vão estar acontecendo no parque. 

Para os trabalhadores que ficarão no parque haverão testes rápidos para coronavírus. Já para a população volante, que entra e sai do Parque, vai ter medição de temperatura e questionários de avaliação. Além de totens com álcool gel para todos. A feira ocorre entre 26 de setembro e 4 de outubro.

"Estamos fazendo um grande esforço conjunto para realizarmos esta edição histórica da Expointer. Uma edição única e inovadora, que com certeza entrará para a história do Parque de Exposições Assis Brasil", destaca o secretário da agricultura do RS, Covatti Filho.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.