Produção de fertilizantes de resíduos de suínos e aves - Dia de Campo

O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Produção de fertilizantes de resíduos de suínos e aves. O programa vai ao ar dia 7 de outubro pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h30. E no domingo, 9, às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.
 
O projeto Agrosuíno conduzido pela Embrapa Solos em parceria com a Universidade de Rio Verde, desenvolveu o processo de tratamento dos dejetos da suinocultura e posterior granulação desse material, resultando em fertilizante organomineral granulado, para utilização em sistemas de produção de grãos, em plantadeiras tradicionais.
 
Os dejetos normalmente passam por tratamentos sanitários e são posteriormente utilizados como fertilizantes. Contudo, grande parte dos nutrientes presentes nesses dejetos são perdidos, seja por problemas de aplicação, pelo uso desbalanceado, ou pela falta de planejamento correto para seu aproveitamento. Com a técnica de compostagem e granulação promove-se o balanceamento correto de nutrientes no fertilizante e ele pode ser utilizado normalmente, sem a necessidade de equipamentos especiais.
 
O processo de produção de fertilizantes  organominerais começa na preparação das matérias-primas. Inicialmente, a cama deve ser triturada e misturada à fonte mineral, no caso, o monoamônio fosfato (MAP). Após a mistura, o material é colocado no granulador, onde ocorre a formação dos grânulos. Uma vez formados os grânulos, o material deve ser seco e posteriormente peneirado. Com isso, ganha o produtor, que agrega valor ao resíduo da suinocultura, ganha a indústria, que permite destino adequado a este resíduo, e ganha a sociedade, com a redução dos impactos ambientais causados pela suinocultura e pela redução da necessidade de importação de insumos minerais não renováveis.
 
Segundo o pesquisador Vinícius Benites, líder do projeto Agrosuíno, “com o domínio das bases tecnológicas de produção de fertilizantes organominerais granulados, diferentes inovações podem ser pensadas, como, por exemplo, a associação de micronutrientes aos fertilizantes, utilização de outros resíduos, ou associação de microrganismos funcionais aos fertilizantes”.
 
O Dia de Campo na TV sobre Produção de fertilizantes de resíduos de suínos e aves é uma produção da Embrapa Solos (Rio de Janeiro – RJ) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
 
Como sintonizar o programa:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30
NBR(TV do Governo Federal, Saiba como acessar  ) - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h.
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h
TV Agromix, www.agromix.tv , diariamente
 
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa http://www.embrapa.br/liv. No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.
 
Mais informações:
Embrapa Solos
www.cnps.embrapa.br
Carlos Dias – jornalista MTb RJ 20.395
E-mail: carlos@cnps.embrapa.br
Tel.: (21) 2179-4578
 
Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br/diacampo
Maria Luiza Brochado (DRT-DF 763 0574-V)
E-mail: malu@sct.embrapa.br
Tel.: (61) 3448 4485 

Informações Gerais

  • 07/10/2011 à 07/10/2011
  • GO - Rio Verde
    Canal Rural
  • Gratuíto

Localização do Evento