Produção orgânica de sementes - Dia de Campo na TV

O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Produção de sementes orgânicas de hortaliças. O programa vai ao ar dia, 27 novembro, às 8h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h. E no dia 2 de dezembro pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h e reprise às 15h
 

O crescimento da agricultura orgânica tem gerado novas demandas, com destaque para a oferta de sementes. Mas o mercado de sementes é atualmente um dos gargalos na produção orgânica de hortaliças. A legislação vigente determina que todo material de propagação utilizado em áreas orgânicas seja obtida em sistemas certificados.
As exigências legais e o crescimento do setor são os principais fatores que explicam  a pouca oferta de sementes produzidas neste sistema para atender Segundo o pesquisador, outra importante linha de pesquisa é o desenvolvimento de tecnologias de produção de sementes orgânicas, com destaque para o controle alternativo de tratamento de sementes e a avaliação da qualidade fisiológica e sanitária de sementes de algumas espécies nos sistemas orgânicos e convencional, técnicas apresentadas na reportagem do programa.

ao processo de certificação em toda a cadeia. “Um dos desafios para o desenvolvimento da produção orgânica de hortaliças será a capacidade de produzir sementes comerciais de diversas espécies em quantidade e com qualidade para atender a demanda crescente por parte dos produtores”, explica o pesquisador Warley Marcos Nascimento.


O Dia de Campo na TV sobre Produção de sementes orgânicas de hortaliças foi produzido pela Embrapa Hortaliças e pela Embrapa Informação Tecnológica, localizadas em Brasília - DF, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 
Como sintonizar o DCTV:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h
NBR (TV do Governo Federal, Saiba como acessar) - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h.
 
Outras emissoras que transmitem o DCTV:
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h
TV Agromix, www.agromix.tv , diariamente
 
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas por telefone (61)3448-4236/3340-9999 ou pela Livraria Embrapa http://www.embrapa.br/liv . No site http://www.embrapa.br/diacampo  você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Mais informações:
Embrapa Hortaliças
www.cnph.embrapa.br
Anelise Macedojormalista (MTb 2449/DF)
E-mail: ane@cnph.embrapa.br
Tel.: (61) 3385 9109
 
Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br/diacampo 
Maria Luiza Brochadojornalista (DRT-DF 763 0574-V)
E-mail: malu@sct.embrapa.br 
Tel.: (61) 3448 4807 

Informações Gerais

  • 27/11/2011 à 27/11/2011
  • DF - Brasília
    TV a Cabo
  • Gratuíto

Localização do Evento