CI

Evento irá orientar como denunciar venda casada

Mapa dispõe de plataforma para denúncia da prática e produtor pode fazê-la anonimamente


Foto: Pixabay

Produtores poderão conhecer e tirar dúvidas sobre como denunciar a prática de venda casada em um evento virtual que acontece nesta quinta-feira (13), às 10h. O webinar é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

As entidades vão apresentar quais as formas de denúncia da prática contra a oferta de serviços financeiros, fornecendo as orientações necessárias para o uso de cada uma das plataformas disponíveis. São três as principais: a plataforma do Mapa (venda casada), a da defesa do consumidor (consumidor.gov.br) e a da CNA (Nada Além do que Preciso)

O evento também irá esclarecer as principais dúvidas sobre a  ocorrência da venda casada na liberação do crédito rural, bem como a forma correta de sua identificação, diferenciando as  práticas que podem ser adotadas pelas instituições financeiras.

A venda casada é aquela em que a instituição financeira condiciona a liberação do crédito mediante a aquisição de outros produtos financeiros, como títulos de capitalização, consórcios e seguros estranhos à atividade financiada. A prática é ilegal. 

O evento poderá ser acessado neste link.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.