Secagem de grãos para produção de ração é tema do Dia de Campo na TV

 

O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é a Secagem de grãos para produção de ração para suínos e aves. O programa vai ao ar dia 8 de abril pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h30. E no domingo,10, às 8h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.
 
A Embrapa Suínos e Aves e a Emater-RS desenvolveram um secador de leito fixo que utiliza como fonte de aquecimento do ar um coletor solar armazenador de energia. O equipamento é de fácil operação e baixo custo de implantação, compatível com a capacidade de investimento da agricultura familiar. E também garante uma melhor qualidade dos grãos, mantendo seus aspectos físicos e químicos. 
 
Os produtores estão cada vez mais conscientes de que a qualidade é uma exigência fundamental para a comercialização de produtos agrícolas. E a qualidade dos grãos utilizados nas rações de suínos e aves faz parte desse quadro. De acordo com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Paulo Armando de Oliveira, a secagem de grãos em baixas temperaturas tem grande influência na qualidade final.  
 
O objetivo do trabalho foi oferecer aos produtores uma tecnologia simples, de baixo custo e que utilize baixas temperaturas para a secagem de grãos. “Ele demanda baixa potência elétrica para acionar o motor do ventilador, enquanto um secador convencional exige muito mais”, exemplificou Paulo Armando. Outro destaque do equipamento é que ele poupa mão-de-obra. “Uma vez carregado o equipamento e ligado o motor do ventilador, o agricultor não precisa acompanhar o processo de secagem. Isso não acontece com equipamentos que utilizam lenha, por exemplo”. 
 
De acordo com Paulo Armando, o secador solar foi projetado para ser construído com material e mão-de-obra locais, sendo apenas o ventilador adquirido fora da propriedade. “Esta é uma vantagem quando o equipamento apresenta algum defeito, pois o agricultor não perde tempo em chamar a assistência técnica. O produtor mesmo tem condições de executar o conserto, ou chamar alguém próximo”, destacou o pesquisador. 
 
A qualidade do produto também é destacada pelo pesquisador da Embrapa Suínos e Aves. “Como os grãos são secos em temperaturas baixas, no máximo 10°C acima da temperatura ambiente, o produto não trinca, não perde a cor e reduz muito pouco de volume”. 
 
O Dia de Campo na TV sobre Secagem de grãos para produção de ração para suínos e aves é uma produção da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia – SC) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
Como sintonizar o programa:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) – sexta-feira a partir das 9h30
NBR(TV do Governo Federal, Saiba como acessar  ) - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h.
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) – quinta-feira, às 18h
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h
TV Agromix, www.agromix.tv , diariamente
 
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv. No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.
 
Mais informações:
 
Embrapa Suínos e Aves
www.cnpsa.embrapa.br
Monalisa Leal Pereira - jornalista (MTb/SC 01139)
E-mail: monalisa@cnpsa.embrapa.br
Tel.: (49) 3441.0454

Informações Gerais

  • 08/04/2011 à 08/04/2011
  • PR - Cascavel
  • Gratuíto

Localização do Evento