Seminário Rondônia Leite

Objetivo: a produção de leite na Região Norte, aí inclusa a região amazônica, tem sido associada ao pouco uso de tecnologias, à baixa qualidade do produto e à pequena rentabilidade da atividade. Nesta região, a partir de julho de 2007, entrará em vigor a Instrução Normativa 51 do Mapa, que regulamenta a produção, identidade, qualidade, coleta e transporte do leite, visando atender o mercado interno e preparar o setor para uma nova realidade: alta qualidade e competitividade. Antecipando as exigências da IN 51, a Embrapa Rondônia, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, a Seapes, a Emater-RO, o ProLeite e o Sebrae-RO, realiza o Rondônia Leite, visando criar uma consciência coletiva acerca da importância de se melhorar a qualidade do leite produzido no Estado, que é o sétimo maior produtor de leite do país.

Rondônia conta com um efetivo de bovino de leite de 3,2 milhões de cabeças, tendo produzido, em 2005, de acordo com dados oficiais, 555,9 milhões de litros de leite, ou seja, mais de 1,5 milhões de litros por dia. A estrutura de recepção e processamento é constituída por 53 laticínios, sete usinas de benficiamento e três posto de refrigerção.

Este Seminário é o passo inicial para um projeto que pretende capacitar 630 técnicos/multiplicadores, atingindo 20.000 produtores da região Norte do Brasil, até 2009. O impacto das ações propostas será: melhoria da qualidade do leite e derivados no setor industrial; maior qualidade e segurança do alimento para o consumidor; o aumento da renda e a fixação do produtor em sua região.

Expectativas: ter-se, ao final do evento, uma agenda de políticas para o fortalecimento do setor leiteiro regional e estadual.

Público Alvo: produtores e suas representações corporativas, lideranças políticas, lideranças de organizações públicas e privadas ligadas ao agronegócio do leite, estudantes, pesquisadores e profissionais da assistência técnica e extensão rural.

Temas para discussão:
- Tendências do mercado de lácteos no Brasil
- Qualidade do leite e estratégias de melhorias
- Relação produtor - indústria: políticas na determinação de preços
- O futuro da agricultura familiar no agronegócio do leite
- Sistemas de produção
- Gerenciamento da propriedade.

Informações Gerais

  • 08/11/2006 à 10/11/2006
  • RO - Ji-Paraná
    Auditório da Ulbra em Ji-Paraná
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento