Simpósio Estadual de Agroenergia e a 2ª Reunião Técnica de Pesquisa em Agroenergia

O evento, que visa difundir as políticas nacional e regional de agroenergia, em prol da produção tanto de biocombustíveis quanto de etanol, é fruto de uma parceria entre Embrapa Clima Temperado, Emater/RS/Ascar, Fepagro e Fiergs/IEL. O Simpósio Estadual de Agroenergia e a 2ª Reunião Técnica de Pesquisa em Agroenergia acontecerá em Porto Alegre, no Salão de Convenções da FIERGS, de 4 a 6 de novembro.
Durante o evento os participantes conhecerão o portifólio de projetos em agroenergia da Embrapa e ouvirão palestras e discutirão aspectos relacionados ao potencial das culturas agrícolas para a produção de etanol e outros biocombustíveis, além de debates em torno de cenários prospectivos para a cadeia produtiva do biodiesel no RS e de palestras sobre o panorama dos biocombustíveis no Brasil e no mundo.
A sustentabilidade ambiental e a inovação também serão temas abordados no evento, através de diversas palestras, entre elas alguns temas de destaque são: florestas agroenergéticas, polímeros verdes, potencial de microalgas para produção de biocombustíveis, mecanização da lavoura canavieira, perspectivas para produção de etanol lignocelulósico e do biogás no RS.
A abertura do evento, que acontece às 10h, no dia 4, terça, contará com as presenças do presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, do presidente da Fiergs, Paulo Tigre, e do secretário de Ciência e Tecnologia do RS, Artur Lorentz. Os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel já confirmaram participação e farão as palestras de encerramento do evento, no dia 6, quinta, onde falarão sobre “Políticas públicas para biocombustíveis” e “Biocombustíveis e mais alimentos”, respectivamente.
As inscrições para o evento podem ser feitas através do site www.cpact.embrapa.br e custam R$ 50,00 (estudantes) e R$ 100,00 (profissionais). A programação encontra-se disponível na home page da Embrapa Clima Temperado.

Objetivos:
• Discutir fatores políticos, tecnológicos, industriais e mercadológicos relacionados ao desenvolvimento da cadeia de biocombustiveis no Rio Grande do Sul;
• Propor políticas, métodos e processos mais eficientes para o estabelecimento da cadeia de agroenergia no Rio Grande do Sul;
• Apresentar, discutir e propor ações para o desenvolvimento e expressão do potencial produtivo de espécies agrícolas indicadas para produção de biocombustíveis;
• Propor o desenvolvimento de tecnologias agrícolas e industriais poupadoras de insumos e de mitigação de impacto ambiental.


Informações Gerais

  • 04/11/2008 à 06/11/2008
  • RS - Porto Alegre
    Salão de Convenções da FIERGS
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento