Sojicultura é tema de dia de campo na Embrapa Soja

O tradicional dia de campo realizado na Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja (Londrina-PR) - para os agrônomos da assistência técnica pública e privada - irá ocorrer na próxima sexta-feira, dia 5 de março, entre 8h30 e 12h. O evento contará com oito estações técnicas que irão tratar dos principais problemas ocorridos na safra 2009/2010 e indicar tecnologias que incrementem os sistemas produtivos em que a soja está inserida.

No auditório, serão feitas apresentações sobre florescimento precoce da soja, manejo de plantas daninhas e principais doenças no cultivo de soja. Na Vitrine de Tecnologias serão apresentadas as características das cultivares de soja transgênica e convencional desenvolvidas pela Embrapa, além de cultivares de feijão e resultados que comprovam a importância da  Integração-Lavoura-Pecuária.
Cultivares - Na ocasião, serão apresentados os lançamentos BRS 294RR e BRS 295RR, que têm como grande diferencial a resistência ao glifosato (são cultivares com o gene RR) e o ciclo de maturação precoce. As novas cultivares são indicadas para o Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul (região sul). “A precocidade possibilita o segundo cultivo de verão, o milho safrinha. A semeadura mais cedo facilita também o manejo da ferrugem asiática da soja”, explica o pesquisador Geraldo Estevam, da Embrapa Soja.
Além disso, serão apresentadas informações sobre as cultivares de soja BRS 283 e a BRS 284, que vem sendo bastante utilizadas por seu alto potencial produtivo no Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Um dos grandes diferenciais dessas cultivares é o ciclo precoce, grupo de maturidade 6.5, e o tipo de crescimento indeterminado, o que permite a semeadura da soja a partir de 5 de outubro, viabilizando o plantio do milho safrinha em época oportuna.
A BRS 283 e a BRS 284 têm ainda resistência moderada ao nematóide de galha M. javanica, espécie mais agressiva e muito comum das áreas em que predomina o sistema de produção soja-milho safrinha. Além da resistência moderada ao nematóide de galha, a BRS 283 e a BRS 284 são também resistentes à pústula bacteriana, ao cancro da haste, à mancha "olho-de-rã"; sendo moderadamente resistente à podridão parda da haste.
O dia de campo a ser realizado no próximo dia 5, entre 8h30 e 12h, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja é uma realização da Embrapa Soja e da Embrapa Transferência de Tecnologias, em parceria com a Fundação Meridional.
 
Contato: Lebna Landgraf (MTb 2903) - Jornalista
Embrapa SojaTelefone: (43) 3371-6061
E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br

Informações Gerais

  • 05/03/2010 à 05/03/2010
  • PR - Londrina
    Tecnologias da Embrapa Soja (Londrina-PR)
  • Gratuíto

Localização do Evento