SuperAgro 2009

 

A feira é uma realização do governo de Minas – por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Sebrae Minas.

Exposição Estadual Agropecuária – 27 de maio a 7 de junho
Congresso Brasileiro de Florestas Energéticas – 2 a 5 de junho
Congresso Brasileiro de Reprodução Animal – 3 a 5 de junho
12ª Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça) – 4 a 7 de junho
Funcionamento dos estandes das empresas expositoras – 27 de maio a 7 de junho
Ciclo de Aulas Técnicas

Novidades – A edição da feira, em 2009, traz muitas novidades. A primeira será a realização da Exposição Estadual Agropecuária, em dois turnos, oportunidade para um número maior de criadores participar com mais animais. Haverá também os congressos brasileiros de Florestas Energéticas e de Reprodução Animal, com palestrantes do Brasil e do exterior abordando temas na perspectiva do desenvolvimento e confirmando o evento como espaço para o debate de idéias e inovações. E ainda o ciclo de aulas técnicas, cujo objetivo é aproximar os estudantes das diferentes áreas do agronegócio da realidade das empresas e de suas demandas profissionais.

A esses eventos junta-se a tradicional Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça), que terá em 2009 terá a sua 12ª. edição. A feira tem reunido, ao longo de mais de uma década, marcas da bebida de Minas e de outros estados, propiciando negócios no atacado e no varejo, e está consolidada como espaço para a prospecção de vendas para o mercado externo.

Vitrine do agronegócio - Cada uma das quatro edições da Superagro contribuiu para a consolidação da feira como vitrine do agronegócio mineiro, promovendo a visibilidade da produção estadual. Minas Gerais lidera o ranking nacional em atividades como a cafeicultura, a pecuária de leite, a exportação de ovos e o reflorestamento. Destaca-se também na bovinocultura, com o segundo maior rebanho do país, e na equinocultura, em que detém o maior plantel nacional. A esses indicadores somam-se as exportações, crescentes a cada ano, e que em 2008 bateram o recorde, somando US$ 5,8 bilhões. Esse valor é 17,73% maior que o registrado em 2007, quando as vendas para o mercado externo totalizaram US$ 4,9 bilhões. Confira o link Indicadores do agronegócio mineiro.

Feira múltipla - Desde a sua primeira edição, a Superagro vem confirmando posição de destaque nos calendários do agronegócio mineiro e brasileiro, ao abrigar as tradicionais Exposição Estadual Agropecuária e Expocachaça, ao lado de eventos do conhecimento representados por congressos em diversas áreas.

A esse cenário junta-se a presença, cada vez maior, de empresas expositoras de Minas e de vários estados. Em 2008 o evento contou com a participação de cerca de 300 expositores apresentando um variado leque de máquinas, equipamentos, produtos, serviços e novas tecnologias para as mais diferentes atividades rurais. Uma lista que inclui produtos de genética, saúde e nutrição animal, sementes, equipamentos para ordenha, irrigação e destilarias, embalagens, troncos e balanças, automóveis, caminhões, tratores e implementos agrícolas, selarias, madeira e mineração, entre outros.

Com esse formato abrangente e diversificado, a Superagro firmou-se como evento de negócios, palco de encontro entre as indústrias e empresas fornecedoras e produtores rurais e demais agentes do setor. É a oportunidade para divulgação das novidades de mercado e reforço institucional das diversas marcas, benefício sempre destacado pelos representantes das empresas ao final do evento. Como resultado, vendas diretas durante a feira e contatos para negócios futuros.

A ênfase no perfil de negócios é cada vez mais forte, mas a missão da Superagro vai além. A feira também promove a aproximação da população urbana com o ambiente rural, demonstrando que o campo e a cidade são interdependentes na produção e no consumo dos alimentos. Nesse cenário, destacam-se as atrações voltadas para o público infantil, as visitas monitoradas de estudantes ao parque de Exposição com sua diversidade de animais e à minifazenda e via láctea, onde podem obter conhecimentos sobre o processo de produção dos laticínios.

Informações Gerais

  • 27/05/2009 à 07/06/2009
  • MG - Belo Horizonte
    Complexo Expominas - Parque da Gameleira
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento