Trabalho coorporativo fortalece caprino-ovinocultura - Dia de Campo

O tema principal do Dia de Campo na TV desta edição é ?Trabalho coorporativo fortalece caprino-ovinocultura?. O programa vai ao ar no dia 8 de junho pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h. E no dia 10 de junho, às 8h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprises na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.
Produzir animais com 25 quilos aos oito meses de idade faz grande diferença na caprino-ovinocultura do Semiárido brasileiro. Nessa região, nos sistemas pecuários tradicionais os animais demoram mais de dois anos para alcançarem aquele peso, principalmente porque o ganho que conseguem no período de chuva é perdido em parte na época de seca.
As ações do projeto coordenado pela Embrapa Semiárido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-BA), a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e dezenas de associações de agricultores têm resultado numa experiência bem-sucedida de criar esses animais nas áreas dependentes de chuva do sertão nordestino.
Os recursos técnicos, o modo de gestão da atividade, a experiência associativa dos agricultores que aumentaram a produtividade dos rebanhos caprinos e ovinos são favorecidos com um resultado bem superior ao registrado nos sistemas tradicionais de criação. Em uma microrregião como a de Juazeiro (BA), na Fazenda Icó, esse desempenho, junto com a melhoria na qualidade da carne, está servindo para dinamizar a cadeia produtiva da pecuária desses pequenos ruminantes.
Apesar do nome, a Fazenda Icó não é uma propriedade rural como tantas outras. Na verdade, sua área de 400 hectares foi adquirida por dezenas de associações de agricultores e transformada em um instituto para fomento da atividade caprina e ovina. Assim, para a população que mora em seu entorno, a fazenda se constitui como um espaço para treinamentos, capacitações, experimentações científicas e a realização de pesquisas participativas que envolvem agricultores e profissionais das várias instituições envolvidas com essa experiência.
Segundo Tadeu Voltolini, a microrregião onde está instalada a Fazenda Icó mantém muitas semelhanças com a realidade da caprino-ovinocultura no semiárido e ?os problemas enfrentados no entorno desta fazenda são semelhantes aos de outras áreas, e as soluções encontradas pelos pesquisadores e agricultores poderão ser transferidas para incrementar a atividade em vários locais da região Nordeste?.

O Dia de Campo na TV sobre ?Trabalho coorporativo fortalece caprino-ovinocultura? foi produzido pela Embrapa Semiário (Petrolina/PE) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Como sintonizar o DCTV:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) ? sexta-feira a partir das 9h
NBr (TV do Governo Federal) - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h. Saiba como acessar (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/ )

Outras emissoras que transmitem o DCTV:
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) ? quinta-feira, às 18h
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h
TV Agromix, www.agromix.tv , diariamente
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pela Livraria Embrapa por telefone (61) 3448-4236/3340-9999 ou http://www.embrapa.br/liv. No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Mais informações:
Embrapa Semiárido
www.cpatsa.embrapa.br
Marcelino Ribeiro (DRT-BA 1127)
E-mail: marcelrn@cpatsa.embrapa.br
Fone: (87) 38663734

Embrapa Informação Tecnológica
www.embrapa.br/diacampo
Maria Luiza Brochado ? jornalista (DRT/DF 763 0574-V)
E-mail: malu@sct.embrapa.br
Tel.: (61) 3448 4807

Informações Gerais

  • 08/06/2012 à 08/06/2012
  • BA - Salvador
    TV Sky/ Net
  • Gratuíto

Localização do Evento