CI

Seminário reúne produtores de leite de SC em Chapecó

O objetivo do Programa é implantar um modelo de gestão das propriedades rurais que envolva todos os processos da cadeia produtiva


Cerca de 1.700 produtores rurais participarão do 2º Seminário Estadual do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Leite no dia 14 de novembro, a partir das 9 horas da manhã, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

O evento é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) com apoio da Prefeitura de Chapecó.

O presidente do sistema FAESC/SENAR-SC José Zeferino Pedrozo explica que o objetivo do Seminário é reunir produtores rurais de todo o estado para discutir temas ligados à bovinocultura de leite, que tem como objetivos o aumento da produção, a melhoria da produtividade e a qualificação da gestão da propriedade rural.

Às 9 horas iniciará a recepção e o credenciamento. Às 9h30, o Seminário será oficialmente aberto pelo presidente Pedrozo que, na sequência, fará a apresentação dos resultados do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Leite.

Às 10h45, o zootecnista e especialista em produção e nutrição de ruminantes Renato Palma Nogueira palestrará sobre o tema “Nutrição para vacas leiteiras na prática”.

Às 11h30, o médico veterinário, mestre em produção animal e especialista em bovinocultura de leite Mário Sérgio Ferreira Zoni falará sobre “Gestão na atividade leiteira”.

Às 12h15 iniciará a apresentação dos casos de sucesso do programa ATeG em Bovinocultura de Leite. Em seguida será lançado o programa Certifica ATeG Leite. O almoço de encerramento será servido às 13 horas.

Resultados

O objetivo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Leite é implantar um modelo de gestão das propriedades rurais que envolva todos os processos da cadeia produtiva e possibilite a realização de ações efetivas nas áreas econômica, social e ambiental. Além dos processos de gestão de negócios para proporcionar a evolução socioeconômica da família e da comunidade.

Esse programa é baseado em um modelo de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em cinco passos: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

Desde que iniciou o ATeG no território catarinense, em 2016, foram organizados 101 grupos de bovinocultura de leite em 152 municípios, beneficiadas 2.757 propriedades rurais com 176.472 horas de consultoria.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR enalteceu que os resultados desse programa são expressivos e animadores. “Desde que o programa começou percebemos um avanço na qualidade e na quantidade do leite produzido. Essa evolução é possível graças às visitas técnicas e gerenciais que ocorrem mensalmente e levam ao campo o que existe de mais atual”, afirmou.

SERVIÇO:

EVENTO: 2º Seminário Estadual do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Leite.

QUANDO: Dia 14 de novembro, das 9 às 14 horas,

ONDE: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.