V Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária

Embrapa Milho e Sorgo mostra tecnologias em feira de agricultura familiar

A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participa, entre os dias 26 e 30 de novembro, da V Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. O evento acontece no Rio de Janeiro e é promovido pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). O objetivo é mostrar a diversidade da produção da agricultura familiar brasileira, incentivando a troca de experiências e o fechamento de negócios.

São cinco as tecnologias que a unidade da empresa mostrará: barraginhas; integração lavoura-pecuária-floresta; artesanato com palha de milho; minimilho; e produção de sementes em comunidades rurais. Além disso, devem ser distribuídas pequenas amostras de dois milhos da Embrapa. O BR 451 e o BR 473 fazem parte dos chamados milhos QPM (sigla em inglês para milho de alta qualidade protéica), que têm mais proteína em sua composição e, portanto, um potencial de utilização em programas de cunho social.

As barraginhas são mini-açudes para captação da água da chuva. A tecnologia tem sido espalhada por diversos estados brasileiros e é uma alternativa barata e prática para a convivência com a seca, característica de regiões como o Semi-Árido brasileiro.

A integração lavoura-pecuária-floresta também tem, nos últimos anos, se expandido pelo país. A idéia principal é aproveitar e explorar de forma racional, numa mesma área rural, as três possibilidades de uso da terra.

Já o artesanato com palha de milho é tradicional em diferentes comunidades rurais brasileiras. O que a Embrapa está pesquisando são cultivares de milho próprias para este uso que, dentro em breve, deverão estar no mercado de sementes.

O minimilho é a espiga jovem do milho, antes da formação da espiga. Colhido geralmente em torno da metade do tempo do milho para grão, o minimilho tem um potencial para ser usado como conserva ou na forma minimamente processada, em bandejas de supermercado.

Será mostrado também um kit para produção de semente em comunidades rurais, composto por sementes de milho e feijão e uma cartilha com informações simples e acessíveis que visam à melhoria das produtividades destas duas culturas agrícolas.

O evento - De acordo com a organização da feira, participaram das quatro edições anteriores 335.000 pessoas. Nesta edição, cerca de 550 grupos representarão os produtores rurais de todo o país, entre agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, povos indígenas e quilombolas. Para mais informações, o site do evento é http://feira.mda.gov.br.



Informações Gerais

  • 26/11/2008 à 30/11/2008
  • RJ - Rio de Janeiro
    Marina da Glória
  • Gratuíto

Localização do Evento