V Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Realizado a cada dois anos, a 5ª edição do Simpósio promovido pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), administrado pela Embrapa Café, reforça os esforços para a difusão e transferência de conhecimento, tecnologias e informações para tornar a cafeicultura mais competitiva e sustentável.
Nesta edição, o Instituto Agronômico (IAC), que completa 120 anos em 2007, será a instituição anfitriã do evento. De acordo com o diretor do Centro de Café Alcides Carvalho, do IAC, Luiz Carlos Fazuoli, o Simpósio caracteriza-se por amplo debate entre a comunidade científica e os demais setores do agronegócio café sobre as tecnologias geradas pela pesquisa nos últimos anos. """"Já se tornou uma tradição. Os pesquisadores necessitam deste espaço para tornar público o resultado das pesquisas"""", ressalta.

Para o gerente técnico da Embrapa Café, Roberto Proença Passarinho, o Simpósio busca a sistematização de informações, experiências e recomendações seguras e atualizadas das tecnologias cafeeiras. Além disso, estimula a integração dos pesquisadores das diferentes consorciadas para a identificação de problemas que representem gargalos ao setor cafeeiro e a busca por soluções tecnológicas para resolvê-los ou minimizá-los.

Acompanhamento eletrônico

Já está disponível no endereço http://simposiocafe.sapc.embrapa.br o site do V Simpósio de Pesquisas dos Cafés do Brasil, onde os interessados poderão acompanhar as informações sobre o evento, prazos e normas para elaboração dos trabalhos. Através do site, em desenvolvimento, o participante poderá enviar o seu trabalho e acompanhar o processo de análise e seleção. As inscrições para participação do evento também poderão ser feitas pelo site.

Edição anterior

Em maio de 2005, o IV Simpósio foi realizado em Londrina, com mais de 800 participantes. Os anais do Simpósio reuniram 368 trabalhos científicos, que foram apresentados em forma de pôsteres e apresentação oral. Pesquisadores ligados ao CBP&D/café, representantes de mais de 40 instituições de pesquisa, aproveitaram a oportunidade para reforçar a integração e se atualizarem em suas linhas de estudo.

O evento é voltado a pesquisadores, técnicos, extensionistas, liderança de associações e cooperativas, professores, estudantes, empresários e produtores. A primeira edição foi realizada em 2000, em Poços de Caldas, Minas Gerais. O segundo Simpósio foi em Vitória, Espírito Santo e, o terceiro, realizado em Porto Seguro, Bahia.

Informações Gerais

  • 07/05/2007 à 11/05/2007
  • SP - Águas de Lindóia
    Hotel Vacance
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento