V Sintag - Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos

Informações:
A Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP/Botucatu e a FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais organizarão de 12 a 14 de setembro de 2011 o V Sintag - Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos. O tema deste ano será “Sustentabilidade do tratamento fitossanitário”. O evento será o principal fórum de discussões e debates sobre o impacto da tecnologia de aplicação na sustentabilidade do agronegócio. Com um histórico de quatro edições que fundamentaram o desenvolvimento da tecnologia de aplicação no Brasil, o Sintag chega a sua quinta edição (as outras foram em 1996, 2001, 2004 e 2008) num momento fundamental para a expansão da agricultura brasileira, onde a demanda cresce a cada dia por sistemas de produção sustentáveis, profissionalizados e a com padrões internacionais de qualidade.
O objetivo central do V Sintag é amplificar a discussão sobre o temasustentabilidade” no contexto da tecnologia de aplicação, enfocando os seguintes aspectos principais: treinamento e extensão, legislação, certificação, perdas e deriva, equipamentos, formulações, adjuvantes e novas tecnologias, entre outros.
O evento será realizado em 3 dias de atividades (12 a 14 de setembro de 2011) no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá/MT, contando com palestras, painéis tecnológicos, discussões e reuniões técnicas. O programa do V SINTAG contempla palestras de representantes nacionais e internacionais, com debates sobre o panorama mundial, e em particular da América Latina, Europa e EUA, sobre a tecnologia de aplicação e todos os aspectos ligados à sustentabilidade do processo. Os temas mais atuais ligados ao mercado da tecnologia de aplicação serão amplamente discutidos: responsabilidade, segurança, treinamento, legislação, certificação, impacto ambiental, adjuvantes, deriva, aviação agrícola, agricultura de precisão e pesquisa em tecnologia de aplicação. Dentro da programação técnica, sempre antecedendo as palestras principais serão disponibilizados espaços a empresas para a divulgação e discussão de suas atividades técnicas relacionadas ao tema do evento. Também serão realizadas sessões de painéis (“posters”) para divulgação de resultados de pesquisas e/ou ações na área de tecnologia de aplicação de agrotóxicos.
A FCA/UNESP foi escolhida para organizar o V Sintag em razão de ter se tornado nos últimos anos um dos principais pólos nacionais de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia de aplicação, com diversos pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação envolvidos diretamente com o tema. O número de projetos de pesquisa e extensão na FCA ligados ao setor de tecnologia de aplicação cresce a cada ano, assim como evolui o número de parceiros externos desses projetos, com destaque para importantes empresas privadas, órgãos governamentais e outros. Por sua vez, a FCA/UNESP e a FEPAF escolheram Cuiabá para sediar o V Sintag em função da importância do Estado de Mato Grosso no agronegócio mundial. Na última década o MT foi o principal polo brasileiro no que se refere a projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão de serviços à comunidade em tecnologia de aplicação, contando com um número expressivo de entidades, empresas e técnicos ligados ao setor.

Organização: Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP/Botucatu e a FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais
Site: http://www.sintag2011.com.br/

Informações Gerais

  • 12/09/2011 à 14/09/2011
  • MT - Cuiabá
    Centro de Eventos Pantanal
  • Gratuíto

Localização do Evento