VI Curso Latino-Americano em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre

Pela 6ª vez, com a parceria da Smithsonian Institution (EUA) e apoio do Instituto Florestal, o Centro Brasileiro de Biologia da Conservação (CBBC), do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, realiza o Curso Latino-Americano em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestre, direcionado a profissionais já atuantes ou que pretendem atuar na área de pesquisa para conservação.

O curso terá aulas teóricas e práticas, orientadas por cerca de 20 professores do Brasil e exterior, inclusive pesquisadores do IPÊ que têm experiência de mais de 12 anos em manejo e conservação da vida silvestre nos projetos do Instituto que estão espalhados em cinco locais no Brasil. As aulas introdutórias serão realizadas na sede do IPÊ, em Nazaré Paulista (interior de SP) e o restante das atividades acontecerá no Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD), no Pontal do Paranapanema (extremo oeste de São Paulo).

O PEMD destaca-se por ser um dos mais importantes remanescentes da ameaçada Mata Atlântica do Interior, com seus 35.000 ha de floresta contínua. Dentre os representantes da fauna e flora do Morro do Diabo estão o endêmico mico-leão-preto e a maioria dos carnívoros e ungulados brasileiros, como a onça pintada, a onça parda, a jaguatirica, a anta, queixadas e catetos.

Dinâmicas do curso
- Os participantes deverão trazer materiais sobre os trabalhos em biologia da conservação já desenvolvidos por eles, a fim de que sejam apresentados durante o curso.
- Um dos objetivos traçados pelo curso é a formação de grupos de trabalho para a elaboração de um projeto de pesquisa, onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos durante as aulas.
- Os resultados desse trabalho em grupo serão apresentados ao final do curso.


Informações Gerais

  • 31/10/2005 à 05/12/2005
  • SP -
    IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento