CI

VI Reunião Centro-oeste de Ciência do Solo (RCOCS) e do III Simpósio sobre Nutrição de Plantas no Cerrado (3ºSNPC)

O Núcleo Regional Centro-Oeste (NRCO) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) promove evento on-line e gratuito que reunirá especialistas para debater assuntos relacionados à intensificação sustentável e o uso de bioinsumos na agricultura. Trata-se da VI Reunião Centro-oeste de Ciência do Solo (6°RCOCS) e do III Simpósio sobre Nutrição de Plantas no Cerrado (3ºSNPC), ambos realizados pela Embrapa, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade de Goiás (UFG).

A Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo tem como objetivo discutir regionalmente os avanços e entraves para a ciência do solo. O evento vem ocorrendo periodicamente desde 2011. Já o SNPC surgiu em 2016 em razão da necessidade de discussões referentes às práticas de manejo do solo que visassem à nutrição de plantas de forma adequada e eficiente, contemplando ainda as inovações ou alterações nos sistemas de cultivo modernos. Em 2018, o II SNPC foi realizado simultaneamente à V RCOCS.

A transmissão do evento será pelo Youtube e contará como palestrantes pesquisadores de renome que têm resultados de pesquisas aplicadas e de impacto para a região do Cerrado. O público-alvo constitui-se em empresários do setor, técnicos, consultores, produtores e estudantes em nível de graduação e pós-graduação. No dia 08, dentro da programação da 6°RCOCS, serão abordadas palestras mais ligadas à intensificação sustentável, como manejo do solo, manejo da fertilidade e uso de inoculantes. No dia 09, dentro da programação do 3°SNPC, serão abordados temas como uso de aminoácidos e algas, adubação foliar, nutrição de plantas e novas formulações de fertilizantes.

Duas palestras serão proferidas por pesquisadores da Embrapa. O pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão Enderson Ferreira falará sobre “Co-inoculaçao em sistemas agrícolas” e o pesquisador da Embrapa Soja Marco Nogueira abordará o tema “Inoculantes em gramíneas”. O evento contará ainda com espaços técnicos para que empresas e entidades privadas divulguem suas tecnologias. A expectativa é de que durante as duas manhãs, os participantes recebam informações e promovam discussões sobre as novidades apresentadas.



O NRCO/SBCS

O Núcleo Regional Centro-Oeste (NRCO) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) atua no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É uma entidade científica de âmbito regional, sem fins lucrativos e regida pelo Estatuto da SBCS. O NRCO atua promovendo o desenvolvimento regional da Ciência do Solo por meio de atividades que abrangem pesquisa, ensino e divulgação do conhecimento científico e tecnológico, que promovam o adequado uso, manejo e conservação do solo e água. Os eventos estão sendo organizados pela a atual diretoria do NRCO, composta pelos professores/pesquisadores Rilner Alves Flores - UFG/Goiânia-GO, Milton Ferreira de Moraes - UFMT/Barra do Garças-MT, Ademir Fontana – Embrapa Solos / Campo Grande/MS, Cícero Célio de Figueiredo – UNB/Brasília-DF e Robélio Leandro Marchão - Embrapa Cerrados/Planaltina-DF.

Informações Gerais

Localização do Evento