VI Seminário Internacional sobre Agroecologia e VII Seminário Estadual sobre Agroecologia

Com grande entusiasmo e enorme expectativa estamos mais uma vez empenhados na construção coletiva do VI Seminário Internacional sobre Agroecologia e VII Seminário Estadual sobre Agroecologia, que já estão confirmados para o período de 16 a 18 de novembro de 2005, tendo por local o Auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre (RS). Partindo da reflexão em torno de experiências práticas e abordagens teórico-conceituais, o seu objetivo é contribuir no processo de construção paradigmática para orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural. Tem como referência a sustentabilidade e suas múltiplas relações com a preservação de recursos naturais, com o manejo de agroecossistemas e com a ética socioambiental.

O evento de AGROECOLOGIA 2005 é uma realização conjunta da ASCAR-EMATER/RS (Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural e Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural), EMBRAPA Clima Temperado (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Assembléia Legislativa do RS, MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e Governo do Estado do RS, sendo promovido por várias entidades e instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão Rural. Conta ainda com o apoio de diversas organizações da esfera governamental e não governamental, entre as quais destacamos a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia).

O tema chave do VI Seminário Internacional sobre Agroecologia e VII Seminário Estadual sobre Agroecologia foi definido como “Desenvolvimento local: valorizando saberes e reconhecendo direitos”. Esse tema deverá ser abordado a partir de quatro eixos temáticos: a) Saber local como patrimônio da humanidade; b) Alimentação adequada como direito planetário (universal); c) Tecnologia social e manejo de agroecossistemas sustentáveis; d) Comunicação como ferramenta para o empoderamento. Palestrantes de várias regiões do Brasil e de outros países estão sendo convidados para a animação dessas temáticas.

Brevemente divulgaremos uma Segunda Convocatória para informar os procedimentos de inscrição, bem como para dar maiores detalhes sobre a programação dos Seminários. Ficaremos muito gratos pela divulgação dessa Primeira Convocatória, ao mesmo tempo em que nos colocamos à disposição através do e-mail agroecologia2005@emater.tche.br

A Comissão Organizadora

Informações Gerais

  • 16/11/2005 à 18/11/2005
  • RS - Porto Alegre
    Assembléia legislativa
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento