VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária | BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO

A Feira
Brasília recebe a diversidade do BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO - VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária chega à orla do Lago Paranoá

O melhor da produção da agricultura familiar de todo o país, cultura, música, artesanato, gastronomia, orgânicos e moda. Brasília terá tudo isso, de 16 a 20 de junho, em uma área de 30 mil metros quadrados montada na Concha Acústica do Lago Paranoá para receber a VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária | BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO. O evento reúne 650 empreendimentos familiares e mais de 550 toneladas de produtos de todas as regiões do País, além de uma extensa programação cultural que une o contemporâneo e cultura de raiz.
A entrada é gratuita para a feira e para os shows. Haverá transporte gratuito partindo do Terminal Rodoviário de Brasília/Estação do Metrô, todos os dias, a cada 15 minutos, inclusive no horário dos shows.
O BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO, que volta a Brasília depois de dois anos no Rio de Janeiro (2008 e 2009), é uma mostra da produtividade e da diversidade da agricultura familiar brasileira. No espaço montado às margens do Lago Paranoá serão expostos e comercializados produtos como queijos, salame, polpas de frutas, vinhos e geleias, granola de licuri, caviar de berinjela, xampu de andiroba, azeite virgem de castanha do brasil, sabonete de babaçu, cracóvia e  farinha de macadâmia. Tudo produzido por agricultores, artesãos, extrativistas, comunidades indígenas, piscicultores, ribeirinhos, quilombolas e assentados da reforma agrária apoiados por políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Durante cinco dias, o público poderá ainda celebrar a pluralidade musical e artística que une a raiz cultural e a modernidade do BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO em dois espaços: o Palco Multicultural e o Tablado de Raiz. No Palco Multicultural, músicos como Paulinho da Viola, Lenine, Armandinho, Alceu Valença e Otto. No Tablado de Raiz, a criatividade de grupos regionais como o baiano Zambiapunga, o pernambucano Maracatu Estrela de Ouro e a artista paraibana Zabé da Loca.
No domingo (20), a Feira contará com a maior tela de led de Brasília para mostrar o jogo da Seleção Brasileira contra a Costa do Marfim, pela Copa do Mundo da África do Sul, às 15h30. Depois, a festa continua com show especial dos baianos Armandinho, Dodô e Osmar.

A força da agricultura familiar
O BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO é o maior evento da América Latina de exposição e venda de produtos da agricultura familiar. Ao todos, nas seis edições realizadas desde 2004 – quatro em Brasília (DF) e duas no Rio de Janeiro (RJ) – cerca de 700 mil pessoas compraram e saborearam produtos e se deliciaram com espetáculos e apresentações culturais. Em maio deste ano foi realizada uma edição especial em Porto Alegre (RS). Montada no Cais do Porto, a Feira recebeu 150 mil visitantes e proporcionou negócios de R$ 11 milhões. A Feira reflete a importância do setor para a economia do País. No Brasil há mais de 4,3 milhões de propriedades agrícolas familiares, que respondem pela produção de 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros. O Censo do IBGE/2006 aponta que a agricultura familiar é responsável por sete em cada dez ocupações no meio rural, contando com apenas 24,3% da área total dos estabelecimentos rurais. Os agricultores familiares produzem 87% da mandioca consumida no Brasil, 70% do feijão, 58% do leite e 46% do milho.
O BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO é um evento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Incra, com patrocínio de Petrobras, Sebrae, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, BNDES, Eletrobrás, Itaipu Binacional, Sebrae, Anfavea, Ufrabio e Itambé. E conta com apoio do Instituto Latinoamérica para o Desenvolvimento da Educação, Ciência, Arte e Cultura e do Governo do Distrito Federal.

Site:http://www.mda.gov.br/feira2010/

Horários da Feira:
Quarta, quinta e sexta-feiras - 16, 17 e 18/06 - das 13h às 22h
Sábado e domingo - 19 e 20/06 - das 10h às 22h

Horários dos shows
Palco Multicultural
• 16 a 19/06 - A partir das 20h
• 20/06 - A partir das 18h

Tablado de Raiz
• 16 a 18/06 - A partir de 15h
• 19/06 – A partir de 14h
• 20/06 - A partir de 10h

TRANSPORTE GRATUITO
Com saídas do Terminal Rodoviário de Brasília/Estação do Metrô durante todos os dias da Feira.

Programação: http://www.mda.gov.br/feira2010/sobre/Programação_Cultural

Informações Gerais

  • 16/06/2010 à 20/06/2010
  • DF - Brasília
    Concha Acústica do Lago Paranoá
  • Gratuíto

Localização do Evento