VIII Curso de Vigor para Semente de Soja

Tecnologia em testes resulta em sementes de soja de alta qualidade

Oitava edição do Curso de Vigor reúne principais metodologias para controle de qualidade de sementes de soja

De 08 a 12 de julho de 2013, a Embrapa Soja realiza em Londrina (PR) o VIII Curso de Vigor para Semente de Soja. O curso é dirigido aos profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em semente e tem o objetivo de difundir conhecimentos sobre as metodologias atualizadas dos principais testes de vigor, que podem ser implementados para a soja, nos laboratórios de análise de semente. Dentre os diversos testes de vigor disponíveis atualmente, apenas o teste de tetrazólio é amplamente aplicado na avaliação da qualidade de sementes da soja. No entanto, outros métodos podem colaborar para o refinamento no sistema de controle de qualidade das sementes. “A aplicação dos testes permite a colocação no mercado de lotes de sementes que apresentem qualidade superior, o que assegurará o estabelecimento da lavoura com plantas vigorosas e com estande ideal”, revela o coordenador do curso, José de Barros França Neto, pesquisador da Embrapa Soja.

As aulas do Curso de Vigor são teóricas e práticas. “Cerca de doze, das 36 horas do curso, correspondem a atividades em laboratório, onde são demonstradas as metodologias dos principais testes de vigor: envelhecimento acelerado, teste de frio, condutividade elétrica, comprimento de plântula, classificação do vigor de plântula, tetrazólio, deterioração controlada, germinação a baixa temperatura, de velocidade de germinação, de peso de matéria seca, além de testes rápidos para determinação de dano mecânico como o hipoclorito de sódio e copo medidor”, destaca França Neto.

O curso conta com o apoio da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES). A formação tem como instrutores os pesquisadores da Embrapa Soja Ademir Henning, Fernando Augusto Henning, Francisco Krzyzanowski, Irineu Lorini e José de Barros França Neto (coordenador), além dos professores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) Julio Marcos Filho e Silvio Moure Cícero e do professor Roberval Daiton Vieira, da Universidade da Estadual Paulista (FCAV/UNESP-Jaboticabal). O curso também conta com o apoio técnico de George Haber, Vilma Cardoso Luis Stroka e Adriana Marques, da Embrapa Soja.

O email para contato com os organizadores do curso é vigor@fbeventos.com. Outras informações: www.cnpso.embrapa.br/vigor

Informações Gerais

  • 08/07/2013 à 12/07/2013
  • PR - Londrina
    Embrapa Soja
  • Gratuíto

Localização do Evento