VIII Encontro Verde das Américas - Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Capital Federal de Brasília sediará nos dias 09, 10 e 11 de setembro de 2008, o VIII Encontro Verde das Américas, o """"Greenmeeting"""", """"Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável"""". Um importante e concorrido Fórum que vem reunindo a cada ano um número maior de pessoas, com o objetivo de propor soluções sustentáveis para as principais questões sócioambientais do Brasil, das Américas e do mundo.

O evento reunirá as principais lideranças nacionais e internacionais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tanto governamentais, quanto não governamentais, que entre outros acontecimentos se dará a entrega do Prêmio Verde das Américas 2008. O Greenmeeting conta com o apoio das Nações Unidas, da Organização dos Estados Americanos - OEA, de vários Ministérios e órgãos do Governo Brasileiro e de inúmeras outras instituições nacionais e internacionais, bem como com a presença de autoridades e diplomatas de vários continentes. É importante salientar que as ações do Greenmeeting têm refletido significativamente nos diversos segmentos de governos e sociedade, contribuindo para uma melhor postura e ações na gestão ambiental e no desenvolvimento sócio-econômico. Esse alcance se deve à participação de mais pessoas, cidadãos, instituições, Ongs e governos que se propõem a uma nova postura para o desenvolvimento sustentável e uma melhoria na qualidade de vida no planeta.

""""Em Busca de Soluções"""" O objetivo do VIII Encontro Verde das Américas, também chamado de Greenmeeting, é buscar soluções para os problemas ambientais locais e globais, com discussões concretas e objetivas, envolvendo o maior número de instituições e segmentos da sociedade, do Brasil e do exterior. Ampliar o seu alcance e democratizar as discussões para além dos segmentos governamentais, técnicos e acadêmicos, trazendo à luz as experiências bem sucedidas que permitam a sua aplicação em áreas com problemas similares.

O Encontro apresentará uma dinâmica objetiva, com palestras sobre assuntos atuais, polêmicos e necessários, ministradas por nomes com grande projeção nos assuntos propostos. A prioridade será para projetos, nacionais e internacionais, bem sucedidos e inovadores, que possam contribuir direta e indiretamente para o desenvolvimento e a solução dos problemas sócio-ambientais e econômicos do planeta.

Despertar a consciência ecológica e sócio-ambiental continua sendo um importante objetivo focalizado a partir dos temas expostos, debates e troca de informações e experiências, favorecida pelo encontro com pessoas de vários setores da vida pública e privada, envolvidas de uma forma ou de outra com as questões ambientais.

Espera-se que este Encontro, além de contribuir nas discussões atuais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, possa congregar esforços na busca de soluções para os diversos problemas sócio-ambientais, em prol de uma melhor qualidade de vida, para as gerações presentes e futuras.

Os Temas Principais do VIII Encontro Verde das Américas a serem discutidos no plenário principal, estão diretamente relacionados com as preocupações sócio-ambientais globais e locais, deste início de século. Que são:

- Mudanças Climáticas e a contagem regressiva para 2012; Meio Ambiente Urbano e Áreas de Riscos;
- Amazônia: uma responsabilidade global;
- Saneamento Básico: uma necessidade absoluta;
- Florestas e Biodiversidade; Licenciamento Ambiental e Desenvolvimento;
- O desafio do Desenvolvimento com a Sustentabilidade Energética; Recursos Hídricos: um direito de todos;
- Biotecnologia e segurança alimentar;
- Desastres Naturais e Combate as Causas da Pobreza.

O público alvo, convidado para o VIII Encontro Verde das Américas 2008, compreende as lideranças ambientais, imprensa, autoridades de vários países, tecnólogos, representantes de empresas e autarquias, órgãos ambienta

Informações com: Green Meeting
Site: www.greenmeeting.org
Telefone: (61) 3033.3654
E-mail: secretaria@greenmeeting.org

Informações Gerais

  • 09/09/2008 à 11/09/2008
  • DF - Brasília
    Auditório Petrônio Portella do Senado Federal
  • Gratuíto

Localização do Evento