VIII Simpósio Brasil Sul de Avicultura

O evento trará palestras com as principais autoridades mundiais do setor. A programação inicia na terça-feira, dia 10, às 20 horas.

Na quarta-feira, dia 11, no período da tarde a primeira palestra, às 13h30, terá como tema """"Saúde intestinal e problemas esqueléticos em frangos de cortes"""", com o professor doutor Kenneth Powell, de Siloam Springs, Arkansas.

Visando manter a lucratividade no atual mercado de carne de frango, os produtores precisam produzir um frango saudável e com preço competitivo que exceda as expectativas de um consumidor cada vez mais exigente. O controle das taxas de crescimento precoce através de rações e programas de luz tem ajudado a minimizar problemas cardiovasculares e de pernas induzidos pela taxa de crescimento, além de melhores ganhos de peso e taxas de conversão alimentar. No entanto, as práticas de manejo também aumentaram a ingestão de cama e os desafios entéricos precoces, com efeitos negativos sobre a uniformidade do lote e integridade esquelética. Torna-se necessário implementar medidas preventivas eficazes no manejo, no controle de doenças e na nutrição para minimizar as perdas econômicas associadas com a fraqueza das pernas. Esta apresentação enfocará os defeitos esqueléticos associados com os desafios entéricos precoces.

Globalmente, a claudicação de frangos de corte pode variar de menos de 1% para mais de 20%, no entanto, devido a um melhor manejo e esforços para controlar o ambiente do galpão e os desafios de doenças, os frangos de corte criados comercialmente apresentam, em geral, menos de 3%. Apesar dos transtornos esqueléticos de frangos de corte em crescimento representarem uma pequena porcentagem das perdas de produção de aves vivas, elas continuam sendo uma oportunidade de melhora para a indústria. As soluções para muitas das anormalidades de hoje estão nas áreas de seleção genética, melhoria nas práticas de manejo, manejo de doenças (particularmente doenças entéricas) e nutrição para incluir fabricação de rações com interação de nutrientes/antinutrientes assim como as necessidades nutricionais das linhagens comerciais modernas, que estão em constante mudança.

Nos Estados Unidos, os serviços de estatística agrícola mostram que o controle da claudicação associada à classificação mais baixa e às aparas que resultam em uma diminuição nas condenações, mesmo que pequenas, pode ter um impacto considerável sobre os custos de produção por quilo de aves vivas. Aves com claudicação também podem representar um aumento no risco de segurança de alimentos, trazendo níveis mais altos de contaminação para a planta de processamento. Portanto, aprender a prevenir e tratar os problemas esqueléticos em frangos de corte pode oferecer um melhor bem estar para as aves, assim como uma recompensa econômica para o produtor. A avaliação clínica correta e o diagnóstico patológico de lesão ou de lesões esqueléticas são importantes para determinar a causa de claudicação em um lote. Além do mais, determinar em qual período ocorre a claudicação em um lote de frangos de corte durante a fase de recria do ciclo de vida é útil para o desenvolvimento de práticas de manejo e programas nutricionais como parte de estratégias de prevenção destas doenças.

Um problema esquelético atual recentemente encontrado em frangos de corte é uma deformidade da coluna. As vértebras torácicas estão fundidas com exceção das articulações proximais e distais. Esta vértebra de movimento livre pode sofrer um desvio ventral (cifose) ou lateral (escoliose) ou ambos. Quando o desvio se torna grave, a medula espinhal sofre compressão, causando paralisia.

Esta condição é mais facilmente reconhecida clinicamente em frangos de corte com cinco semanas de idade ou mais, mas a maioria dos casos passa despercebida a não ser em frangos de corte pesados próximos dos pesos de processamento, em que a queixa clínica é uma """"ave caída"""". Estas aves terão uma aparência """"corcunda"""" e não é incomum observar instabilidade no andar.

Informações Gerais

  • 10/04/2007 à 12/04/2007
  • SC - Chapecó
    No Auditório do Bristol Lang Palace Hotel
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento