CI

Webinar A.B.E.L.H.A. Ciência e Biodiversidade

Sobre o Evento:

Ciente do papel da pesquisa científica tanto no diagnóstico quanto no apontamento de soluções para o equilíbrio entre a biodiversidade e a atividade humana no planeta, a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) promove o Webinar Ciência e Biodiversidade - Como a pesquisa científica pode fundamentar medidas de conservação dos polinizadores.

A conferência on-line, que será realizada no dia 31 de agosto, às 17h, no Canal da A.B.E.L.H.A. no YouTube, vai tratar do protagonismo das abelhas e polinizadores como agentes promotores da conservação da biodiversidade e da produção de alimentos. E o quanto a pesquisa científica é a base para as medidas concretas, que levem a um equilíbrio sustentável entre agricultura, outras atividades humanas e a conservação da biodiversidade.

A escolha do tema e da data do novo Webinar A.B.E.L.H.A. não foram à toa. Ele acontece após a divulgação do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que alertou para a gravidade da situação do aumento de temperatura global, e às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26), na Escócia, a partir de 31 de outubro.

“É o momento de levantarmos essa discussão. Pelo relatório do IPCC, o Brasil será um dos lugares mais afetados pelas mudanças climáticas. Por outro lado, somos um dos países com maior potencial para mitigar esses impactos, seja pela nossa rica biodiversidade, seja pela qualidade da nossa ciência”, avalia Ana Assad, Diretora-Executiva da A.B.E.L.H.A. e mediadora do evento.

PALESTRANTES
Os convidados do evento incluem alguns dos maiores especialistas em abelhas e polinização do Brasil. É o caso da bióloga Vera Lucia Imperatriz-Fonseca, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), referência nas pesquisas com abelhas nativas. Participou da redação da Declaração de São Paulo sobre os Polinizadores, em 1998, que deu origem à Iniciativa Internacional dos Polinizadores na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), aprovada na COP 5 em 2000. A pesquisadora também coordenou, juntamente com Simon Potts, do Reino Unido, a elaboração do Diagnóstico Global sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos, relatório publicado pela IPBES em 2016.

Outro participante será o biólogo e taxonomista Eduardo Almeida, professor da USP de Ribeirão Preto e curador da Coleção Entomológica “Prof. J.M.F.Camargo” (RPSP), do Departamento de Biologia da FFCLRP-USP, o mais completo acervo de Meliponini Neotropicais (as abelhas sem ferrão).

A terceira convidada é Dora Canhos, diretora do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), uma organização que desenvolve e mantém sistemas de informação sobre biodiversidade que integram e dão acesso a dados de coleções biológicas espalhadas pelo Brasil e no exterior, apoiando cidadãos e pesquisadores. O CRIA é parceiro da A.B.E.L.H.A. no InfoA.B.E.L.H.A., uma das mais completas plataformas de busca de registros sobre abelhas neotropicais do país.

PALESTRAS
Vera Imperatriz-Fonseca – IB/USP
Abelhas, biodiversidade e clima
- Principais ameaças aos polinizadores, causas e efeitos.
- Coleções biológicas, base de dados, uso e conservação de polinizadores.

Eduardo Almeida – FFCLRP/USP
Abelhas e outros polinizadores: Por que pesquisar?
- A relevância da pesquisa sobre a diversidade biológica e oportunidades de descobertas de espécies nunca pesquisadas e sua história natural.
- A importância ambiental das abelhas e outros polinizadores.
- Criação de bases de conhecimentos por meio de coleções científicas.
- Mapeamento das espécies de polinizadores no Brasil: características regionais, distribuição das espécies.

Dora Canhos – CRIA
InfoA.B.E.L.H.A. e redes de acesso público a dados científicos
- Importância de coleções biológicas e do Catálogo de Abelhas Moure.
- Como a plataforma de pesquisa pode ser usada por pesquisadores e cidadãos.
- Parceria público-privada para apoio à pesquisa e gaps científicos sobre polinizadores: Chamada Pública CNPq/MCTIC/IBAMA/A.B.E.L.H.A.

Informações Gerais

Localização do Evento