Workshop: 'Como Competir com a Cana-de-Açúcar'

O crescimento da cultura da cana-de-açúcar impõe novos desafios para diversas atividades do agronegócio, entre as quais o leite. Em várias bacias leiteiras importantes, como o Oeste Paulista, o Triângulo Mineiro e o Sul de Goiás, a cultura canavieira cresce a taxas elevadas, colocando em risco o desenvolvimento da atividade leiteira e a geração de empregos no setor rural, além do próprio planejamento das empresas, muitas com fábricas em ampliação/construção nessas regiões.

Dessa forma, é altamente oportuno que sejam formuladas iniciativas que dêem, de forma objetiva, subsídios para que produtores e técnicos possam reestruturar suas atividades de forma a competir nesse novo cenário.

Há um consenso de que o Brasil tem um grande potencial como produtor de leite, sendo palco de investimentos de empresas nacionais e transnacionais com o intuito de abastecer os mercados interno e externo. Porém, a competição com outras culturas, com destaque para a cana, é um aspecto relevante a ser analisado na realização desse potencial.

Nesse cenário, a proposta do evento é, através da discussão com especialistas, da análise de casos de sucesso e de visitas a propriedades de destaque, analisar a sustentabilidade da atividade leiteira.

O evento reunirá no dia 08/02 um grupo de palestrantes de alto nível, incluindo Christiano Nascif, do Programa Educampo, Luiz Gustavo Nussio, da ESALQ/USP, Alexandre Mendonça de Barros, da MBAgro e FGV/SP e André Luis Novo, da Embrapa Pecuária Sudeste. Além disso, o evento terá a análise de três casos de sucesso, uma mesa redonda entre os participantes e, no dia seguinte, uma visita a duas propriedades de destaque na região, que produzem mais de 30.000 litros de leite por hectare por ano.

Nascif fará uma provocação inicial, comparando rentabilidade e perspectivas do leite e da cana-de-açucar. André Luiz Novo discutirá a respeito das técnicas, atitudes e processos que têm se mostrado bem sucedidos para a produção de leite economicamente sustentável nessas regiões. Mendonça de Barros, por sua vez, abordará a diversificação na produção agrícola como estratégia para redução dos riscos e Nussio comentará a respeito da inserção da cana-de-açúcar em sistemas de produção de leite.

O evento, cujo público-alvo inclui produtores de leite, técnicos e empresas de laticínios, terá o patrocínio master da DPA. A empresa Sulinox, de equipamentos de ordenha, também já confirmou a participação. O evento terá o apoio do Sebrae SP e da Láctea Noroeste.

Informações Gerais

  • 08/02/2007 à 09/02/2007
  • SP - São José do Rio Preto
    Michelangelo Hotel Conference Center
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento