Workshop da Embrapa vai mostrar como os indicadores podem garantir sustentabilidade

Minhocas e larvas de insetos podem ser eficazes ferramentas para o agricultor saber como está a qualidade do solo e da água de sua propriedade

A utilização de indicadores para auxiliar agricultores a garantir a sustentabilidade de suas propriedades será debatida nos próximos dias 30 e 31 de agosto em um workshop organizado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS). Produtores rurais, pesquisadores e extensionistas vão participar das atividades.

Os indicadores referem-se a aspectos presentes nas propriedades que servem como parâmetros para medir a qualidade ambiental. A presença de minhocas, por exemplo, indicações sobre o solo: um maior número de minhocas revela um terreno rico em matéria orgânica e menos compactado. a presença de determinados tipos de peixes ou larvas de insetos na água significa boa qualidade para um lago ou rio.

O objetivo do Workshop será ajudar os agricultoresprincipalmente os familiares – a monitorar suas terras através dos indicadores. A ideia é fazer com que cada produtor rural possa fazer as medições e obter respostas sobre suas terras.

“A nossa ação será repensar os indicadores. Queremos trazer olhares de pessoas com as mais diversas idéias sobre o tema”, expõe a pesquisadora Lilian Winckler Sosinski, coordenadora do evento. “Teremos um levantamento sobre as percepções de sustentabilidade e sobre quais indicadores são interessantes para serem medidos”, complementa.

O Workshop faz parte do projeto de pesquisa “Rede de Referência”, da Embrapa Clima Temperado.

Informações: Embrapa Clima Temperado - (53) 3275-8211 - (53) 8136-4236

Informações Gerais

  • 30/08/2011 à 31/08/2011
  • RS - Pelotas
    Sede da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS)
  • Gratuíto

Localização do Evento