X Seminário Internacional sobre Agroecologia e XI Seminário Estadual sobre Agroecologia

Os Seminários Estaduais e Internacionais sobre Agroecologia nasceram a partir de demandas concretas acumuladas nos últimos anos, reivindicando a manutenção de espaços específicos para apresentação e debate de trabalhos científicos sobre Agroecologia. Estas reivindicações, vem sendo atendidas, desde a organização e realização da série de eventos coordenados pela EMATER/RS a partir de 1999. A procura e a importância dos eventos estão refletidas na crescente participação de público interessado na Ciência Agroecológica.
A intensidade de participação do público nos nove eventos põe em evidência uma tendência mundial, crescente, com a afirmação de novos valores nos campos da produção e consumo de alimentos, onde não só interessam os processos tecnológicos, mas também temáticas como o respeito pelo meio ambiente, a inclusão social, a soberania alimentar dos povos, o desenvolvimento rural com equidade, a valorização dos aspectos culturais e a produção de alimentos de qualidade biológica superior que vem sendo exigida pela sociedade, numa ótica que privilegia o respeito à saúde dos agricultores e dos consumidores.
A Agroecologia é a disciplina científica que incorpora em seu marco teórico os princípios,conceitos e metodologias para fazer avançar processos de construção de estilos de agricultura sustentável e estratégias de desenvolvimento rural sustentável capazes de contemplar estes e outros aspectos de relevância para a sociedade do terceiro milênio.
Assim sendo, é com grande satisfação que um conjunto de instituições tanto da esfera governamental como da esfera não governamental se propõe a dar continuidade nessa caminhada e colaborar na organização de mais um grande evento sobre Agroecologia, nesse ano representado pelo X Seminário Internacional sobre Agroecologia e XI Seminário Estadual sobre Agroecologia, que será realizado de 08 a 10 de dezembro de 2009, no Auditório Dante Barone, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS).

Objetivo
O objetivo geral é "contribuir no processo de construção paradigmática para orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável, tomando-se como referência a sustentabilidade e sua relação com a preservação de recursos naturais, com o manejo de agroecossistemas e com a ética socioambiental".

O Tema Chave será "Produzindo sem degradar".Acredita-se que o evento de Agroecologia desse ano, a partir de abordagens teórico conceituais e de relatos de experiências práticas relativas aos principais eixos temáticos, poderá seguir dando reais e significativas contribuições na construção da sustentabilidade agrícola e rural, sob a perspectiva multidimensional.

Informações:
· Plantão Técnico da EMATER/RS - Telefone: (0XX) 51 2125 3100
· E-mail: plantec@emater.tche.br
· E-mail: agroecologia2009@emater.tche.br
Coordenação Geral
EMATER/RS - Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural

Contato:


Informações com:  Emater/RS 
Site:  www.emater.tche.br 
Telefone:  (51) 2125-3100 
E-mail:  plantec@emater.tche.br 

Informações Gerais

  • 08/12/2009 à 10/12/2009
  • RS - Porto Alegre
  • Gratuíto

Localização do Evento