CI

Webinar debaterá as melhores práticas ESG na cadeia da cana

Encontro reunirá empresas do setor, profissionais da área e produtores para debater casos práticos de sustentabilidade


Foto: Divulgação

O conceito ESG - Environmental, Social and Governance, sigla para ações que promovem boas práticas sociais, ambientais e de governança, ganhou destaque nos últimos tempos. Porém, o assunto ainda gera muitas dúvidas, e no setor canavieiro não tem sido diferente. Para ajudar a entender esse tema, a Fundação Solidaridad promoverá no dia 9 de dezembro de 2021, às 10h30, o webinar ESG: Casos práticos de sustentabilidade na cadeia da cana. Na oportunidade, empresas do setor, profissionais atuantes na cadeia, associações e produtores e produtoras rurais poderão entender o conceito e conhecer as estratégias para implementá-lo em seus negócios.

Há mais de dez anos, a Solidaridad exerce um papel importante na cadeia sucroenergética por meio do desenvolvimento de vários projetos com associações de produtores e usinas. Fruto da parceria com a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) e associações de produtores vinculadas a ela, o projeto Muda Cana promove a sustentabilidade entre produtores e produtoras de cana por meio da melhoria dos serviços oferecidos. O projeto beneficia direta e indiretamente cerca de 9 mil produtores que hoje contam com uma assistência técnica mais efetiva e customizada conforme suas necessidades.

Em outra frente, o programa ELO foi criado em 2014 para levar melhoria contínua a 100% dos fornecedores de cana da Raízen por meio do aplicativo Extension Solution, solução digital da Solidaridad usada pelas equipes de campo. O ELO nasceu para expandir o compromisso da empresa com a produção de cana-de-açúcar sustentável, aliando as melhores práticas de produção e gestão com o respeito ao meio ambiente e às pessoas.  

De acordo com Aline Silva, gerente de projetos de cana da Solidaridad, a ideia de realizar o webinar surgiu após alguns comentários de parceiros, uma vez que queriam saber se já praticavam o ESG ou o que precisavam fazer para colocá-lo em prática. “Nós atuamos diretamente com associações de produtores, e eles são nossos porta-vozes do campo. Assim, resolvemos desmitificar um pouco esse conceito, por meio de cases de sucesso, trazendo isso para a realidade”, diz.

Para compor a grade do evento, a Solidaridad contará com a participação de representantes de diversos atores da cadeia sucroenergética: o diretor de negócios agrícolas da Raízen, Ricardo Berni, o diretor de sustentabilidade para América Latina na Bayer CropSciences, Eduardo Bastos, e o superintendente da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), Rafael Kalaki.

A programação ainda conta com a produtora e administradora de empresas Paula Bellodi Santana, representante da quarta geração de uma família de canavicultores, que falará sobre sua experiência à frente da Fazenda Belo Horizonte, em Jaboticabal (SP). Representando a Solidaridad, estarão Aline Silva e o diretor de país, Rodrigo Castro, que mediará o debate.

Participação do público

Após os palestrantes apresentarem seus cases de estratégias ESG, haverá um momento para responderem perguntas e tirarem dúvidas do público. “Convido a todos que trabalham no setor de cana e em outros segmentos do agro para conhecerem a nossa atuação em sustentabilidade, tema que vai além da preservação ambiental e diz respeito também à continuidade da produção agrícola e à melhoria do trabalho e da renda”, destaca Aline.

Durante o webinar, a Fundação Solidaridad fará o lançamento oficial do vídeo institucional sobre o seu trabalho de mais de uma década na cadeia da cana-de-açúcar. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia do evento por meio do link https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_2GtK6I_aR6OExtgR_6slgQ.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.