SC recebe IG da Maçã Fuji
CI
Imagem: Aires Mariga / Epagri
RECONHECIMENTO

SC recebe IG da Maçã Fuji

Uma IG atesta que um produto só tem aquelas características porque é produzido de determinada forma
Por: -Eliza Maliszewski

A Epagri, em parceria com a Associação de Produtores de Maçã e Pera (Amap) e o Sebrae realiza o lançamento da Indicação Geográfica (IG) da Maçã Fuji da Região de São Joaquim, neste dia 24 de novembro, às 19 horas, no Clube Astrea, em São Joaquim. Esse é mais um evento a compor o calendário comemorativo dos 30 anos de fundação da Epagri.

A Maçã Fuji da Região de São Joaquim foi a sexta Indicação Geográfica (IG) conquistada por Santa Catarina. A certificação, na categoria de Denominação de Origem (DO) abrange uma área de 4.928 km² nos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel.

Uma IG atesta que um produto só tem aquelas características porque é produzido de determinada forma, ou porque tem notoriedade na produção. A Denominação de Origem parte do pressuposto de que as características geográficas (naturais e humanas) dessa região determinam a singularidade e a qualidade do produto.

A conquista é resultado de uma parceria desenvolvida pela Epagri, Sebrae, UFSC, prefeituras, por meio de suas secretarias de agricultura, com apoio de produtores locais e de outras instituições, como a Cidasc, por exemplo. A solicitação foi apresentada ao INPI pela Associação de Produtores de Maçã e Pera de SC (Amap).

Características únicas

A maçã Fuji produzida na região de São Joaquim destaca-se por suas características únicas de cor, formato e sabor, entre outras. “Por isso, ela foi objeto de pedido de IG”, explica Marlon Couto, gerente regional da Epagri em São Joaquim. Ele destaca que a elevada altitude da região delimitada pela IG (acima de 1100 metros) é fator determinante para essas diferenciações.

Foram pelo menos três anos de trabalho das instituições envolvidas para obtenção da IG. “A gente espera agora que o setor se aproprie desse signo distintivo. Teremos avanços que certamente trarão benefícios aos produtores e ao desenvolvimento da região”, sentencia o gerente da Epagri.

Dioni Nunes Pereira, presidente da Amap, espera que a Indicação agregue valor à produção. “Vamos ter um produto diferenciado, vamos abrir vários mercados com essa IG para nossa fruta”, prevê. “A gente sabe que a nossa maçã da variedade Fuji tem diferencial, é única no mundo”, afirma o presidente.

Serviço

O que: lançamento da IG da Maçã Fuji da Região de São Joaquim
Quando: na quarta-feira, 24/11, às 19h
Onde: no Clube Astrea, Praça Hercílio Luz, nº 100, Monte Carlo, São Joaquim

* com informações da Epagri
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink
TO - Palmas ver mais
Algodão em Pluma 15Kg
Arroz em Casca Longo Fino Sc 60Kg
Boi Gordo 15Kg
Feijão Cores Sc 60Kg R$ 272,50
Feijão de Corda Caupi Sc 60Kg R$ 202,00
TO - Aliança do Tocantins ver mais
Arroz em Casca Longo Fino Sc 60Kg
Boi Gordo 15Kg
Leite in Natura 1L
Melancia 1Kg
Milho Seco Sc 60Kg
TO - Aparecida do Rio Negro ver mais
Arroz em Casca Longo Fino Sc 60Kg
Boi Gordo 15Kg
Leite in Natura 1L
Melancia 1Kg


Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.