CI

Produção e Meio Ambiente são tema de evento

Debate acontece nos dias 16 e 17 de janeiro, em Mineiros-GO


Foto: Nadia Borges

Sempre atento às pesquisas científicas e práticas adotadas pelos agricultores em busca de sustentabilidade ambiental, econômica e social da atividade agrícola, o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) realiza nesta semana (16 e 17 de janeiro), em Mineiros-GO, o 6º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável. Essa edição inova ao propor o debate sobre as relações entre Agricultura e Meio ambiente para demonstrar que, sim, é possível “Produzir e Conservar” a Natureza.

Presidente do GAAS e agricultor no município, Rogério Vian conta que a escolha desse tema foi motivada pela crescente polarização entre produção e meio ambiente. “Esse assunto é uma eterna guerra. Então resolvemos ampliar a discussão para mostrar que dá para fazer tudo ao mesmo tempo”, explica. “Não precisa só produzir, só conservar ou só preservar. Dá pra fazer tudo junto e todos (meio ambiente, animais e produtores) ganharem com isso.”

O evento vai debater ainda os manejos recomendados pelo GAAS – que se baseiam no tripé: adubação com remineralizadores de solo (pó de rocha), controle biológico de pragas e doenças e mix de plantas de coberturas – para melhorar a vida do solo e equilibrar o sistema produtivo. Pesquisadores apresentarão estudos sobre tecnologias relacionadas a esse tripé e agricultores vão compartilhar suas experiências e resultados a partir da adoção dessas e outras práticas, como compostagem e agricultura sintrópica em larga escala.

Biodiversidade e Alimentação

O 6º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável vai abordar exemplos de sucesso de proteção da biodiversidade (fauna e flora) e dos recursos hídricos (proteção de nascentes e áreas de preservação ambiental). Uma parceria firmada com o Instituto Onça Pintada (IOP), vizinho ao Parque Nacional das Emas, também em Mineiros, proporcionou explorar mais a fundo a temática da Conservação e trazer convidados especiais para o evento, como o ator e ambientalista Victor Fasano e o chef de cozinha Alex Atala.

Liderado pelos biólogos Leandro Silveira e Ana Jácomo (que vão palestrar no evento), o IOP executa ações de manejo da onça-pintada em cativeiro e em vida livre, realizando e apoiando pesquisas nos diversos biomas brasileiros. Por meio do Certificado Onça-Pintada, o Instituto reconhece produtores rurais, prestadores de serviços e empreendimentos situados em áreas de ocorrência da onça-pintada, que promovam a conservação da espécie e da biodiversidade a ela associada por meio de práticas sustentáveis.

Ambientalista e ator, Victor Fasano acredita que a produção agropecuária, o meio ambiente e a exploração de recursos podem – e devem – caminhar juntos para conservar a biodiversidade do planeta. Sua empresa atua na restauração de flora e criadouros regulamentados de espécies em cativeiro para reintrodução em áreas protegidas ou manejadas.

Pela primeira vez, um chef de cozinha vai participar dos debates sobre Agricultura Sustentável em eventos promovidos pelo GAAS. Premiado internacionalmente, Alex Atala privilegia em sua alta cozinha o uso de ingredientes regionais, valorizando pequenos produtores rurais. Ele vai a Mineiros falar sobre o trabalho do Instituto ATÁ para aproximar “o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir e o produzir da natureza”.

Apoiadora do evento, a COMIVA (Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia) vai apresentar um projeto piloto que envolve a rastreabilidade de alimentos produzidos por pequenos agricultores do campo ao supermercado. Fechando o primeiro dia (16/01) haverá jantar e noite cultural com apresentações musicais locais e do tecladista do Skank, Henrique Portugal, que também desenvolve projetos em Agricultura Sustentável.

No segundo dia do evento (17/01) os participantes vão à propriedade de Rogério Vian, uma fazenda pioneira em praticar os manejos recomendados pelo GAAS. Além de conhecer instalações de multiplicação de microrganismos “on-farm”, os participantes visitarão uma área de soja orgânica. A programação termina com palestra sobre a produção de alimentos na Fazenda da Toca Orgânicos, que fica no Estado de São Paulo e é modelo de sustentabilidade.

Inscrições

A organização espera reunir cerca de 300 produtores rurais, empresários, consultores, pesquisadores e profissionais do agronegócio de todo o Brasil e até do exterior. Na hora do evento as inscrições estão sujeitas à disponibilidade de vagas.

O 6º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável conta com o apoio institucional da APROSOJA BRASIL, APROSOJA-GO e COMIVA.

Sobre o GAAS

O Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) é formado por agricultores, pesquisadores, consultores e profissionais do setor agropecuário. Preocupado com os altos custos do atual modelo de se fazer agricultura, o Grupo busca manejos alternativos que sejam economicamente sustentáveis e ambientalmente responsáveis. “Nós representamos o caminho do meio, sem radicalismos, e estamos abertos a todas as linhas de agricultura, sem preconceitos”, explica o presidente Rogério Vian.

Hoje o GAAS conta com grupos de produtores em mais de 10 Estados e estima cerca de 3.000 agricultores ativos e 2,5 milhões de hectares de unidades produtivas em diversos níveis de implantação das práticas recomendadas pelo GAAS. Os resultados são animadores, com redução de custos e do uso de insumos químicos, manutenção da produtividade e melhoria biológica e mineral dos solos e do meio ambiente.

SERVIÇO:

O quê: 6º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável

Quando: 16 e 17 de janeiro de 2020

Onde: Mineiros-GO - 16/01, das 8h às 23h: Clube PAVIP (Av. JK, nº 258 a 372, Setor José de Oliveira); 17/01, das 09h às 13h: Fazenda Sélia (GO-341, Km 90, 1 km à direita)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.