XI Seminário Nacional Milho Safrinha

Sobre o Evento
A décima primeira edição do Seminário Nacional de Milho Safrinha terá como sede a cidade de Lucas do Rio Verde, no Estado de Mato Grosso, sendo realizada no período de 21 a 23 de novembro de 2011. Bienalmente, o Seminário é considerado referência na divulgação de inovações tecnológicas do milho safrinha. Dentre os objetivos do evento, destaca-se a permanente busca por novos e eficientes caminhos para o cultivo desse cereal, reunindo profissionais para discutir e divulgar informações e tecnologias nas diferentes regiões produtoras de grãos.
Nessa edição serão abordados os principais segmentos da produção de milho safrinha no país. A importância da discussão sobre os fatores inerentes à cultura está no fato de que a diminuição nos estoques e o aumento da importação de grãos de milho pelos países asiáticos, principalmente a China, aliado ao uso do milho para produção de etanol nos Estados Unidos, fez com que houvesse aumento no consumo dos grãos, impactando o mercado interno americano e ao mesmo tempo reduzindo as quantidades destinadas à exportação. Isto possibilitou o incremento do mercado brasileiro de milho, seja para o consumo interno ou para a exportação dos grãos, gerando assim melhor remuneração do produtor rural.
No Brasil, a maior parte da produção de milho é destinada às indústrias de ração, que em virtude do aumento das exportações de carnes vem demandando gradativamente maiores quantidades de milho. Em áreas de cultivo de soja, o milho safrinha se destaca como excelente alternativa de cultivo, principalmente quando o objetivo é a maximização do lucro do produtor rural. Destaca-se também que o milho safrinha representa 31% do milho cultivado no país. A modalidade de cultivo de milho safrinha teve início na safra 1982/83, no Estado do Paraná, mas foi a partir do início da década de 90 que o milho safrinha apresentou maior expansão. Este fato pode ser atribuído a evolução da pesquisa em desenvolver novas tecnologias para produção de grãos no período de outono-inverno e na adaptação e transferência de novas tecnologias ao produtor rural.
O XI Seminário Nacional de Milho Safrinha se destaca como um dos principais fóruns para realização de discussão entre os profissionais da área, promovendo debates sobre problemas e dificuldades técnicas, econômicas e políticas inerentes a cultura. Os anais elaborados a partir das informações apresentadas no evento poderão ser amplamente utilizados pela comunidade científica e nos diferentes segmentos que compõem a cadeia produtiva do milho safrinha, tornando referência fundamental de consulta bibliográfica.
Convidamos todos a fazerem parte do XI Seminário Nacional de Milho Safrinha. Estamos trabalhando para que esse evento contribua, de maneira expressiva, para a evolução do milho safrinha no país.

Programação: http://www.seminariomilhosafrinha.com.br/programacao

Inscrição: http://www.seminariomilhosafrinha.com.br/inscricoes

Informações:
Fones: 65 3549-1161 / 9995-7407
E-mail: fundario@terra.com.br
Comunicação: comunicacao@fundacaorioverde.com.br
Site: http://www.seminariomilhosafrinha.com.br/

Informações Gerais

  • 21/11/2011 à 23/11/2011
  • MT - Lucas do Rio Verde
  • Gratuíto

Localização do Evento